sábado, 28 de março de 2015

Entidades participam de oficina sobre emissão de DAP

Foto: Ascom/MDA
Representantes de entidades que dão suporte ao agricultor familiar na emissão de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) se reuniram nesta quinta (26) e sexta-feira (27). O encontro serviu para a troca de experiências sobre procedimentos, responsabilidades e falhas comuns, bem como para esclarecer a importância do documento para o desenvolvimento rural. A iniciativa da Oficina de Nivelamento e Orientação sobre a Emissão de DAPs é do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em parceria com a Delegacia Federal do MDA em Mato Grosso.
De acordo com o delegado responsável no estado (DFDA-MT/MDA), Nelson Borges, mais de 71 mil agricultores familiares possuem DAP em Mato Grosso. “A expectativa é de que a oficina resulte no aumento do número de declarações emitidas. Assim, mais agricultores poderão acessar as políticas públicas do ministério, estruturar a produção e contribuir com o cultivo de alimentos saudáveis para a população”, apontou.
O presidente da Associação Mato-grossense de Municípios (AMM), Neurilan Fraga, participou do evento e parabenizou a iniciativa do MDA. “Precisamos promover mais capacitações voltadas para o agricultor familiar nas áreas de cooperativismo, associativismo e empreendedorismo. Nesse sentido, a coordenação de Desenvolvimento Regional da AMM vai continuar trabalhando em parceria com o Governo Federal, para garantir o desenvolvimento com foco nos produtores familiares”.
A oficina contou com a participação de prefeitos, secretários municipais de Agricultura e representantes dos ministérios do Desenvolvimento Agrário; da Pesca e Aquicultura (MPA); da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); da Associação Mato- grossense de Municípios; da Fundação Nacional do Índio (Funai); da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Mato Grosso (Fetagri/MT); da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab); do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); e da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).

Ranyelle Andrade
Ascom/MDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário