sábado, 28 de fevereiro de 2015

Projetos da parceria Brasil-Uruguai podem resultar em “Itaipu eólica”, diz presidente da Eletrobras

Posted: 28 Feb 2015 06:00 AM PST
A inauguração do Parque Artilleros é um primeiro passo na geração de energia eólica na parceria entre Brasil e Uruguai. A capacidade do empreendimento é de gerar 65,1 MW, mas de acordo com José da Costa Carvalho Neto, presidente da Eletrobras, em entrevista à TV NBR, há potencial de se atingir em uma próxima etapa 300 MW. Ele revela ainda que está sendo verificado o potencial de se chegar à capacidade de geração de 2.000 MW.
De acordo com José da Costa, está sendo estudada a possibilidade de se atingir a geração de  2.000 MW. Fotos: Clauber Cleber Caetano/PR.
De acordo com José da Costa, está sendo estudada a possibilidade de se atingir a geração de 2.000 MW. Fotos: Clauber Cleber Caetano/PR.
“Nos últimos anos, o maior crescimento da nossa matriz tem sido eólica. Temos obtido um know how muito forte também na geração eólica e estamos levando para o Uruguai, mas estamos aprendendo lá também. Podemos chegar em uma primeira etapa em 300 MW, mas já estamos vendo um potencial que pode chegar a 2.000 MW ou até mais. Podemos ter entre o Brasil e o Uruguai uma Itaipu eólica”, projetou.
Além da energia eólica, está em execução também um empreendimento de interligação elétrica que irá conectar os sistemas brasileiro e uruguaio nas localidades de San Carlos, próximo ao balneário de Punta Del Leste, e Candiota, no sul do estado do Rio Grande do Sul. A capacidade de transferência de potência, nos dois sentidos, é de 500 MW. A cooperação entre os ministérios das áreas de energia do Brasil e Uruguai existe desde 2006 e tem o objetivo de fortalecer a integração energética entre os dois países. Este projeto deve ser concluído até abril deste ano.
José da Costa explica também a importância da internacionalização da Eletrobras. Ele avalia na entrevista que as maiores empresas de energia do mundo possuem negócios relevantes em outros países além dos de sua origem. Com o primeiro projeto inteiramente executado no exterior, o Parque Eólico Artilleros, a estatal dá um importante passo nesse sentido.

“No caso da Eletrobras, nós estamos focando muito a América do Sul e Central e na África. É muito bom para o país na hora que a Eletrobras vai para o exterior. Ela leva com ela as empresas de engenharia brasileira, as indústrias, enfim, há um desenvolvimento de comércio entre os países”
, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário