sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

MDA reafirma compromisso com famílias assentadas em encontro com Pastoral da Terra


 0  0 
 
 
sexta-feira, 27 Fevereiro, 2015 - 18:00
Foto: Albino Oliveira/MDA
O ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrus Ananias, reforçou o compromisso com famílias acampadas e assentadas da reforma agrária em Goiânia. Nesta sexta-feira (27), ele recebeu representantes da Pastoral da Terra e da prefeitura da cidade de Goiás para conhecer a realidade dos acampados. Além disso, Patrus Ananias recebeu convites para eventos locais e discutiu a agricultura familiar da cidade.
O ministro reafirmou que o MDA está trabalhando para melhorar a vida desses trabalhadores do campo. “Estamos definindo as nossas prioridades dentro das diretrizes do Governo Federal. A primeira delas é assentarmos as pessoas e famílias acampadas, depois de fazermos um processo de cadastramento. A nossa segunda grande prioridade é dar aos assentamentos condições dignas de vida, fazermos dos assentamentos espaços produtivos, autossustentáveis e que sejam também espaços de vida, onde as crianças e os jovens tenham condições de permanecer com atividades educacionais, culturais, esportivas, para que as famílias possam contribuir com a segurança alimentar do povo brasileiro e, ao mesmo tempo, viverem de uma forma feliz e pacífica”, considerou.
O bispo da diocese de Goiás, Dom Eugênio Rixen, ficou satisfeito com os rumos da conversa. “Foi um encontro muito bom. A gente percebe que o MDA está preocupado com o problema da terra, da reforma agrária, da agricultura familiar. É uma missão difícil, mas eu acredito que é muito importante olhar para a agricultura familiar”, disse ao salientar que ela produz a maioria dos alimentos que chega à mesa dos brasileiros.
A acampada Cristiane Aparecida está ansiosa com a chance de conseguir ser, em breve, assentada da reforma agrária. Ela e outras 56 famílias estão esperando há seis anos a posse da terra no futuro Assentamento Dom Eugênio Rixen, em homenagem ao bispo da cidade. “O tempo para nós é muito precioso. O sofrimento é grande, mas acreditamos que em breve isso terá um fim”, disse. A previsão é que sejam assentados em breve.

Jalila Arabi
Ascom/ MDA

Assista ao vídeo:
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/mda-reafirma-compromisso-com-fam%C3%ADlias-assentadas-em-encontro-com-pastoral-da-terra#sthash.OLxacoH7.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário