terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Chioro: desafios da saúde pública e privada incluem obesidade e doenças crônicas


  • 24/02/2015 14h18
  • Brasília
Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil Edição: Marcos Chagas
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, disse hoje (23) que os desafios a serem enfrentados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pela saúde suplementar incluem o combate à obesidade e as mortes violentas, sobretudo as provocadas pelo trânsito. Ele também citou o aumento das doenças crônicas não transmissíveis, como um problema que requer a atenção da saúde pública e dos representantes de planos de saúde.
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, participa do 6 Fórum Político Nacional da Unimed (Elza Fiuza / Agência Brasil)
Arthur Chioro alerta representantes de planos de saúde para o rápido envelhecimento do país Elza Fiúza/Agência Brasil
Dados apresentados pelo governo durante o 4º Fórum Político Nacional da Unimed mostram que 51% da população brasileira está acima do peso. O fato de o Brasil ser o quinto país no mundo em número de mortes provocadas pelo trânsito e 74% dos óbitos registrados no país serem decorrentes de doenças crônicas não transmissíveis, foram apresentados aos congressistas como problemas a serem enfrentados.
O ministro lembrou que o Brasil vive um rápido processo de envelhecimento da população. A seu ver, é preciso avaliar os impactos dessa mudança demográfica na saúde pública e suplementar. “Ou tomamos decisões corretas agora ou seremos engolidos”, disse. “Se juntarmos esforços, vamos conseguir avançar significativamente”, acrescentou Chioro.
Durante o encontro, o presidente da Unimed do Brasil, Eudes de Freitas Aquino, entregou ao ministro um projeto de parceria público-privada que, segundo ele, demonstra que a saúde suplementar e a saúde pública têm interesses comuns. “Hoje, um terço das pessoas com mais de 65 anos têm pelo menos uma doença crônica. Temos que estar estruturados para darmos a assistência adequada”, avaliou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário