quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Armadilha caseira para broca do café

A broca é um das principais pragas da cafeicultura. Ataca os frutos ainda na fase de chumbinho e causa perda de peso e qualidade dos grãos, reduzindo os ganhos do cafeicultor. A colheita bem feita e o controle químico são duas técnicas que têm o objetivo de diminuir o ataque da broca. Porém, existe uma alternativa viável para o cafeicultor e que não prejudica o meio ambiente: a utilização de frascos-armadilhas na lavoura (foto: arquivo CaféPoint).

Receita – As armadilhas são construídas com o aproveitamento de garrafas plásticas PET de 2 litros transparentes. Veja como fazer:
- Faça um corte de cerca de 10 centímetros de comprimento por 5 centímetros de largura na lateral da garrafa PET.
- Coloque preso à parte superior da garrafa um frasco de vidro de 10 mililitros, com um furo de 2 mililitros na tampa de borracha do frasco, contendo uma mistura de pó de café e álcool.
- No fundo da garrafa PET, coloque cerca de 200ml de água misturada com sabão. O objetivo é reter as brocas que entrarem na armadilha.
- Distribua cerca de 25 garrafas por hectare, lembrando que devem ser privilegiados os talhões com histórico do ataque da broca, segundo as práticas do manejo integrado de pragas.
Conclusão – O objetivo da armadilha não é eliminar a população da broca da lavoura, mas reduzir sua infestação a níveis que não causem danos econômicos.
Fonte: Willem Araújo, engenheiro-agrônomo, coordenador técnico de Culturas da Emater-MG. Mais informações podem ser obtidas no Plantão Técnico: (31) 3349-8120 ou pelo e-mail:atende@emater.mg.gov.br. via Conselho Nacional do Café
- See more at: http://www.redepeabirus.com.br/redes/form/post?topico_id=55403#sthash.vsRCiKXQ.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário