quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Provável traqueomicose é detectada em cafeeiros robusta, em Pirapora - MG


Por José Braz Matiello
postado há 19 horas e 48 minutos atrás

Por José Braz Matiello, engenheiro agrônomo da Fundação Procafé e V. Josino, engenheiro agrônomo da Consultor Agrop. São Thomé

Traqueomicose significa uma doença, causada por fungos, que atinge os vasos da planta. Aqui no Brasil não temos tido problemas sérios com este tipo de doença em cafeeiros. Temos observado, apenas, uma fusariose branda, que ocorre em plantas bem velhas e que progride lentamente, sem apresentar problemas de natureza econômica significativa.

Nos 3 últimos anos, no entanto, temos visto problemas em cafeeiros conillon, que levam à morte de parte ou de um todo de plantas, cujos sintomas são semelhantes àqueles causados pela temível doença traqueomicose ou murcha vascular ou CWD (coffee Wilt disease) . Esta doença causa severos prejuízos na cafeicultura de robusta, em diversos países africanos, como na Republica Democrática do Congo, em Uganda e Ruanda, sendo causada pelo fungo Fusarium xylarioides e se transmite pelos utensílios de poda, como facões, de uma planta a outra.

A constatação de sintomas de traqueomicose em cafezal conillon foi feita em lavoura de 8 anos de idade, situada em Pirapora-MG, a 520 m de altitude, sendo que a morte de hastes e de plantas foi observada a partir de 2012, depois de trabalhos de poda nas plantas. As hastes podadas começavam a amarelar e murchar a folhagem e logo iniciava a morte do todos os brotos delas emitidos. Em alguns casos foi verificada a morte total da planta e, ainda, constatou-se que lesões deixadas no tronco, pela colhedeira mecânica, também propiciaram a evolução da doença.

A observação, através de corte, em hastes afetadas, mostrou vasos com a cor marron avermelhada, típica de fusariose. No entanto, até o momento não foi possível isolar e classificar a espécie do fungo.

A presente nota tem o objetivo de alertar aos técnicos para passarem a observar o problema também em outras regiões, torcendo para que a doença, aqui detectada, não seja provocada pela espécie ou raça que fungo que causou, recentemente, severos danos na África, chegando, em 7 anos ( 2000- 2006 a reduzir pela metade a produção de robusta em Uganda.

 
Morte parcial de cafeeiro robusta pela traqueomicose CWD em Uganda, África


 
Morte parcial e total de cafeeiro conillon, por uma traqueomicose, em Pirapora-MG



Morte das brotações abaixo do corte com facão, usado na poda de hastes de cafeeiro conillon, Pirapora-MG


Entrada da traqueomicose também por lesão de tronco por colhedeira 
Aspecto interno do tronco com cor marron avermelhada dos vasos, típica de fusariose. 

Saiba mais sobre o autor desse conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário