quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

MAIS MÉDICOS Prazo para inscrição de médicos brasileiros termina nesta quinta-feira

Os médicos interessados em participar do Programa Mais Médicos têm até esta quinta-feira (29/1) para se inscreverem na iniciativa. No momento da adesão, os candidatos deverão escolher entre pontuação adicional de 10% nas provas de residência, atuando na unidade básica por 12 meses, ou permanecer no município por três anos e obter benefícios como auxílios moradia e alimentação, além de ajuda de custo para instalação. Nesta primeira fase, apenas médicos formados no Brasil ou com diploma revalidado podem aderir à iniciativa. As inscrições podem ser realizadas no endereço http://maismedicos.saude.gov.br/.

Nos dias 4 e 5 de fevereiro, os profissionais deverão indicar até quatro cidades de diferentes perfis onde desejam atuar e conforme a sua prioridade. Os candidatos concorrerão somente com aqueles que optarem pelos mesmos municípios e, quem não conseguir alocação, terá acesso às vagas remanescentes em outras duas oportunidades (em fevereiro e em março).
A data e horário da inscrição do médico não são mais considerados critérios de seleção. Para a classificação na concorrência das vagas foram estabelecidas as seguintes regras: ter título de Especialista em Medicina de Família e Comunidade; experiência comprovada na Estratégia Saúde da Família; ter participado do Programa de Educação pelo Trabalho – PET (Vigilância, Saúde, Saúde da Família e Saúde Indígena); do VER-SUS; do ProUni ou do FIES. Como critérios de desempate serão considerados a maior proximidade entre o município desejado e o de nascimento e ter maior idade.
Caso as vagas não sejam preenchidas, o edital será aberto aos brasileiros que se formaram no exterior e, em seguida, aos profissionais estrangeiros. A previsão é que os primeiros profissionais brasileiros iniciem suas atividades em março.
MUNICÍPIOS – Esse novo edital do Programa também abriu uma nova oportunidade para 1.500 prefeituras e garantiu a incorporação de 100% das vagas do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab). O prazo para que os municípios confirmem sua participação e solicitem os profissionais termina nesta quarta-feira (28), às 20 horas. Neste edital foram priorizadas as cidades com 20% de sua população em extrema pobreza, com IDH baixo e muito baixo, localizadas no semiárido, Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Ribeira e nas periferias de capitais e regiões metropolitanas. Também foi garantida expansão para os distritos indígenas.
As prefeituras também devem manifestar, no ato da inscrição, a sua demanda por médicos na Atenção Básica, de modo que seja possível definir o número de vagas ofertadas aos candidatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário