terça-feira, 25 de novembro de 2014

Carlito, mais um brasileiro viaja de avião pela 1ª vez


Posted: 25 Nov 2014 08:21 AM PST
Goiano, 21 anos de idade, há oito morador do Gama, cidade satélite de Brasília (DF), Carlito Xavier Costa Júnior conta ao Blog do Planalto sobre sua primeira viagem de avião. Ele concluiu o ensino médio e planeja estudar pedagogia no próximo ano. É sua primeira viagem tão longa. Seu destino, junto com oito amigos, é Belém do Pará.
"É a primeira de muitas e muitas viagens que eu vou fazer", afirmou Carlito, que já escolheu o Rio Grande do Sul como próximo destino. Foto: RafaB/Gabinete Digital PR.“É a primeira de muitas e muitas viagens que eu vou fazer”, afirmou Carlito, que já escolheu o Rio Grande do Sul como próximo destino. Foto: RafaB/Gabinete Digital PR.
“Eu sou o único que vai voar pela primeira vez. (…) Estou me aventurando nesta viagem para Belém. Vou viajar para Belém para gravação do DVD daBanda Calypso, que é uma banda que eu sou fã há anos. Eu escolhi viajar de avião que é a forma mais rápida, né. É um modo de chegar lá mais rápido do que de ônibus, que era o que a gente ia fazer”, afirma.
Estudo recente de sondagem de consumidor realizada pelo Ministério do Turismo e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostrou que intenção de viagens da classe média aumentou.
Na faixa de renda até R$ 2.100, aumento foi de cerca de 80%, passando de 7,3% para 13,1%. Já na faixa salarial de até R$ 4.800, aumento foi de aproximadamente 25%, passando de 15,5% para 19,3% no mesmo período. Segundo o ministro Vinicius Lages, o consumo de turismo da classe C já se equivale ao da classe A.
Os dados ratificam crescimento das viagens domésticas, nos últimos anos, impactados pela melhoria de renda das famílias brasileiras. Só em 2013 foram realizadas 201,8 milhões de viagens pelo Brasil, contra 197 milhões do ano anterior.
Carlito relata que pesquisou junto com os amigos a melhor opção de viajar, considerando a distância, o tempo de viagem e o custo da passagem. Eles compraram as passagens com um mês de antecedência, depois de pesquisar pela internet os preços em cada companhia aérea. “Eu preferi pagar à vista logo. O preço está ótimo para viajar, eu não achei tão caro.”
Além de ir ao show da banda predileta, eles pesquisaram os pontos turísticos que visitarão na capital paraense, tudo bem planejado. “Hospedagem, zoológico, shopping… Essas coisas todas já estão agendadas pra gente fazer. (…) Tem piscina e tem rios, foi tudo pesquisado, tudo pensado. A gente vai passear pela cidade. (…) Vamos passar seis dias lá.”
Carlito diz que os amigos o ajudaram a vencer o “medo de avião” e se decidir pelo transporte aéreo.
“Pelo fato de eu nunca ter viajado de avião a galera pegou e falou: ‘Bora, Carlito! Bora de avião! Vamos tentar essa experiência.’ Porque eu tenho medo de avião, né. Pelo tamanho dele… Aí peguei e falei: ‘Então vamos! Vamos nessa! Acho que vai ser como montanha russa: vem aquele frio conforme a montanha vai descendo e subindo… vai ser bem diferente e esquisito, mas vai ser uma experiência legal.”
Após ter comprado a passagem, teve que lidar com a ansiedade. Segundo ele foram três semanas sem dormir direito. Na véspera, praticamente não dormiu, só pegou no sono às 4h da manhã.
Antes de embarcar se despediu: “A alegria está bastante. Estou muito feliz e muito ansioso pela viagem. E agora é viajar pra Belém e curtir aquela cidade linda.”
Ele não deixou de dizer que essa é apenas a primeira de muitas viagens de avião. O próximo destino, um sonho dele, o Rio Grande do Sul no inverno. Ele quer visitar alguma cidade em que esteja nevando. E o mundo ficou pequeno para Carlito. “Las Vegas, acho que vai ser legal também ver Las Vegas, deve ser maravilhoso aquele lugar”, planeja.
Brasileiros como Carlito contribuem para sucessivos recordes na aviação brasileira. Em 2013, por exemplo, foi transportado o maior número de passageiros da história no País. No total foram mais de 109,2 milhões de pessoas, entre as quais quase 90 milhões em voos domésticos e 19,2 milhões em voos internacionais. Somando os números dos últimos dez anos, o crescimento foi de 165%. Outro destaque é o crescimento no volume de voos. O Brasil registra, desde 2011, mais de um milhão de voos por ano – um aumento de 81% em relação há dez anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário