sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Assistência técnica vai beneficiar 3,6 mil famílias de produtores de uvas e vinhos da Região Sul


 264  3 
 
 
quarta-feira, 19 Novembro, 2014 - 15:30
Foto: Andrea Farias/MDA
Entidades prestadoras de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) têm até esta sexta-feira (21) para participar do edital que busca apoiar a estruturação e a modernização de propriedades da agricultura familiar que produzem uvas, suco de uva e vinhos na Região Sul. A Chamada Pública do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) vai destinar cerca de R$ 13 milhões para contratação de técnicos, para atender 3,6 mil famílias de vitivinicultores do Rio Grande do Sul (2 mil), Santa Catarina (400) e Paraná (1,2 mil).
“Esta chamada pública é uma demanda do setor, um diálogo com a Embrapa, o Instituto Brasileiro do Vinho, os governos estaduais e o Governo Federal. A intenção é nivelar a produção, melhorando o manejo dos parreirais, auxiliando na reorganização do setor produtivo, qualificando os produtos e, assim, assegurando mais renda para os agricultores familiares”, explica o delegado federal do MDA no Rio Grande do Sul, Marcos Regelin, ao observar que a ação vai beneficiar agricultores familiares de 191 munícipios da Região Sul com tradição em vitivinicultura.
Regelin salienta que pelo menos 30% dos recursos serão destinados a atividades específicas que serão desenvolvidas com mulheres rurais. “Isso garante o empoderamento das mulheres nas atividades da agricultura, fazendo com que elas tenham cada vez mais voz e maior participação nas decisões da propriedade”, ressalta o representante do MDA estado.

Mateus Zimmermann
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/assist%C3%AAncia-t%C3%A9cnica-vai-beneficiar-36-mil-fam%C3%ADlias-de-produtores-de-uvas-e-vinhos-da-regi%C3%A3o#sthash.m5mt3QIk.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário