quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Resultado do segundo exame descarta suspeita de ebola no Brasil

Posted: 13 Oct 2014 03:24 PM PDT
ministro da Saúde, Arthur Chioro, anunciou nesta segunda-feira (13) que também deu negativo o resultado do segundo exame de sangue do paciente com suspeita de contaminação pelo ebola. Com isso, está descartada a possibilidade de um caso de ebola no Brasil. Assim, o paciente receberá alta do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Rio de Janeiro. O sistema de monitoramento feito nas pessoas que tiveram contato com ele em Cascavel (PR) será interrompido.
“Todas as medidas de prevenção e vigilância em relação ao ebola em nosso país permanecem. É importante falar que nós não podemos relaxar das ações de vigilância que já estamos desenvolvendo", afirmou Chioro em coletiva sobre resultado negativo para 2º exame do paciente suspeito de ebola. Foto: Rondon Velozo/MS.
“Todas as medidas de prevenção e vigilância em relação ao ebola em nosso País permanecem”, afirmou Chioro em coletiva sobre resultado negativo do 2º exame para suspeita da doença. Foto: Rondon Velozo/MS.
O paciente deu entrada na quinta-feira (9) na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Brasília, em Cascavel, relatando febre. Por estar no vigésimo primeiro dia, limite máximo para o período de incubação da doença, foi considerado caso suspeito, seguindo os protocolos internacionais para a enfermidade. Guiné é um dos três países que concentram o surto da doença na África.
Foram feitos dois exames de sangue no paciente, um no dia em que o Ministério da Saúde foi avisado da suspeita, que deu negativo, e outro 48 horas depois. É o procedimento indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para confirmação ou descarte de caso da doença.
Chioro afirmou que a vigilância em torno da doença continuará, incluindo simulações em portos e aeroportos. “Todas as medidas de prevenção e vigilância em relação ao ebola em nosso País permanecem. É importante falar que nós não podemos relaxar das ações de vigilância que já estamos desenvolvendo”, declarou.
O ministro alertou a população para que não haja nenhum preconceito com os africanos residentes no Brasil. “Nossa principal arma é manter as pessoas informadas, até para que não exista preconceito. Nós não podemos concordar com nenhuma forma de discriminação racista e discriminatória”, destaca Chioro.
Hoje, há 59 brasileiros nos países mais afetados pela epidemia. São 32 pessoas em Guiné, 25 na Libéria e duas em Serra Leoa. Chioro afirmou que o governo está em contato com cada um deles e que monitora todos os passageiros que chegam ao Brasil vindos desses países. “O fluxo de pessoas que vêm ao País vindos desses lugares é muito baixo, facilitando o nosso monitoramento. Portanto, é muito difícil que ocorra um caso de ebola no Brasil”.
Perguntas e respostas
Na sexta-feira (10) o ministro Arthur Chioro tirou dúvidas sobre sintomas, infecção e prevenção ao ebola em Face to Face realizado na página do Ministério da Saúde no Facebook para tranquilizar a população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário