quarta-feira, 22 de outubro de 2014

População de Itu faz novos protestos contra a falta de água

  • 22/10/2014 09h22
  • São Paulo
Fernanda Cruz - Repórter da Agência Brasil Edição: José Romildo
A população de Itu, município a 100 quilômetros da capital paulista, continua protestando contra a crítica situação de falta de água. Ontem (21), moradores colocaram fogo em pneus e reivindicaram uma solução para o problema.
De acordo com a advogada Soraia Escoura, que participa do movimento Itu Vai Parar, as manifestações têm surgido espontaneamente. “Todos os dias têm acontecido manifestações. E não [há] uma coisa única, cada bairro faz a sua manifestação. Na segunda-feira [20] foi maior do que ontem, as pessoas estão colocando pneus nas ruas e colocando fogo para chamar, realmente, a atenção”, disse ela. Soraia conta que está há 11 dias sem água em sua casa.
A advogada entregou um documento com mais de 3 mil assinaturas no dia 14 deste mês ao Ministério Público pedindo intervenção do estado em Itu. “Foi oficiado na Procuradoria-Geral um requerimento de intervenção. A promotoria também fez um requerimento de instauração de inquérito policial contra o prefeito [de Itu]”, declarou.
Segundo liminar da Justiça, as residências e comércios de Itu não poderiam ficar mais de 48 horas sem água, o que não vem sendo cumprido pela concessionária Águas de Itu. Soraia defende, além disso, que seja decretado o estado calamidade pública no município. A prefeitura informa que Itu ainda não se enquadra nas normas de calamidade pública, que implicaria caos total, com escolas e hospitais sem funcionar e epidemias ou surtos de doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário