terça-feira, 21 de outubro de 2014

Governo e Anfavea firmam parceria para equipar trabalhador do campo


Posted: 20 Oct 2014 08:23 AM PDT
O governo federal fechou novo acordo de cooperação com a Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) para venda de veículos e máquinas para agricultores familiares. A renovação foi assinada nesta sexta-feira (17), em São Paulo, pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Laudemir Müller, na sede da entidade, em São Paulo.
A medida valerá até 2017. Desde o início da parceria em 2008 foram vendidos 80 mil tratores e 48 mil veículos. Agora, a expectativa é elevar esse volume para 100 mil tratores, aumentando o número de agricultores com acesso a tecnologias e maquinário para trabalho no campo, além de incentivar a indústria a produzir máquinas e implementos agrícolas. Segundo o ministério, o acordo proporcionará melhor preço e custo/benefício para agricultores familiares interessados em novos equipamentos.
Há 11 anos esse investimento era de R$ 2 bilhões ao ano. Atualmente, o número subiu para R$ 3 bilhões ao mês.
“Mais da metade do valor vai para investimento em máquinas. Nós temos um rural que está se desenvolvendo, mas que ainda precisa muito de tecnologia, e isso dará um salto na produção de alimentos e no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. Temos muito a comemorar, mas queremos incentivar ainda mais a compra de equipamentos, aumentando a produção de alimentos”, salientou o ministro ao observar que a agricultura familiar produzirá muito mais e com tecnologia.
O presidente da Anfavea, Luiz Moan, afirmou que nos seis anos as empresas puderam atingir a marca de 80 mil tratores vendidos. Antes disso, o número de tratores comercializados, no Brasil, era de 300 mil.
“Nós comercializamos 15 veículos. Em 2013-2014, chegamos ao número de 25 mil veículos vendidos, sendo 19 mil tratores, com a busca do aumento da produtividade dos agricultores familiares e impacto muito significativo para os fabricantes de automotores”, salientou.
Atualmente, há 525 empresas ofertantes – um aumento de mais de 15% de empresas cadastradas em relação à safra 2013-2014. Além dos 80 mil tratores, 47 mil veículos de transporte de carga, entre outras máquinas, foram financiados.
Fonte: com informações do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário