terça-feira, 21 de outubro de 2014

Aplicativo do governo ganha funcionalidade de localizar pessoas desaparecidas

Posted: 20 Oct 2014 12:25 PM PDT
Um dos aplicativos mais baixados entre os serviços de governo disponíveis para smartphones, o Sinesp Cidadão conta, a partir de agora, com mais uma funcionalidade. Depois dos recursos para verificar mandados de prisão em aberto e carros com restrição de roubos e furtos, agora o usuário também poderá acessar informações sobre pessoas desaparecidas. Por enquanto, estão disponíveis informações dos estados do Espírito Santo, Santa Catarina e Sergipe, mas estimativa da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp) é de que até o fim do ano 11 estados tenham assinado termo de cooperação para repassar informações que vão compor o banco de dados do app.
Sinesp_cidadao_Ministerio_Justica_app

Além dos três estados que incorporaram cadastro de desaparecidos ao aplicativo, o Rio de Janeiro está em fase de integração. Já Bahia e São Paulo estão definindo a tramitação para assinatura e disponibilização das informações. A meta da Senasp é atingir, até o final de 2014, pelo menos 11 estados, que discutem junto ao Governo Federal estratégias para melhorar serviço no País.
Segundo a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, o aplicativo também é utilizado pelas forças policiais, mas serve principalmente para o cidadão. “Assim ele pode auxiliar os órgãos de segurança pública sem se arriscar. Procuramos usar a tecnologia, aliá-la ao serviço público e tornar o cidadão um parceiro da polícia”, explicou a secretária.
Em apenas quatro dias, o módulo foi baixado por 2.670 usuários que já podem consultar informações sobre quatro mil pessoas desaparecidas. Inicialmente disponível para o Google Play, a previsão do Ministério da Justiça é de que até 15 de novembro deve estar disponível a versão para o IOS e, em dezembro, para Windows Phone.
O Sinesp Cidadão foi lançado em dezembro do ano passado com a funcionalidade de que qualquer pessoa pode consultar uma placa e verificar se um veículo possui restrição de roubos e furtos. A atualização do aplicativo, lançada em maio deste ano, incluiu a pesquisa por Mandado de Prisão, que mostra pessoas que respondem algum processo criminal na Justiça e que possuem mandados de prisão em aberto. Segundo levantamento da Senasp, foram realizados mais de 2,5 milhões de downloads até setembro. O aplicativo ajudou a recuperar 87 mil veículos roubados e a prender quatro mil pessoas foragidas.
Fonte: Ministério da Justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário