segunda-feira, 22 de setembro de 2014

GOVERNO DILMA VAI DIMINUIR ESPERA POR ATENDIMENTO ESPECIALIZADO DE SAÚDE

Governo Dilma vai diminuir espera por atendimento especializado de saúde


“Concluída a etapa de implantação do programa Mais Médicos, garantindo a atenção básica, agora vamos dar prioridade ao atendimento dentro das especialidades, diminuindo as filas de espera”, explicou o ministro da Saúde, Arthur Chioro. Anunciado pela presidenta Dilma Rousseff, o programa Mais Especialidades tem como meta instalar uma rede de unidades especializadas integradas, oferecendo consultas em Pediatria, Ginecologia, Ortopedia, Cardiologia, Oncologia, Oftalmologia e Nefrologia, entre outras especialidades médicas. Além das consultas, serão oferecidos exames, tratamentos, cirurgias e reabilitação. Segundo o ministro, o objetivo é realizar todo o ciclo de atendimento especializado, com agilidade, rapidez, eficiência e na mesma unidade.
O programa Mais Especialidades vem como complemento ao bem sucedido programa Mais Médicos que, em um ano de existência, beneficiou 50 milhões de brasileiros com atendimentos na Atenção Básica de Saúde. “Exatamente as pessoas que mais precisavam passaram a ter acesso ao atendimento básico, e isso resolve 80% dos motivos que levam alguém a procurar serviço de saúde”, disse Chioro, explicando que foi identificado um aumento de 5 milhões de consultas por mês no país.
“Isso significa uma diminuição de 21% da procura por hospitais e por serviços de emergência desnecessária. Então, a melhoria não é apenas para aqueles que são atendidos pelo Mais Médicos, mas pra quem procura o Pronto Socorro e que antes tinha que competir com pacientes que poderiam ter seu problema resolvido no posto de saúde mais próximo da sua casa, mas que antes não contava uma equipe de Saúde da Família completa, com a presença do médico”, completou.
A ideia do Mais Especialidades é levar a todas as regiões do país módulos integrados de serviços especializados, trabalhando em conjunto com a rede hospitalar para o encaminhamento e solução desde casos clínicos mais graves, que geralmente não se pode controlar nos postos de saúde, até aqueles que necessitam de acompanhamento de um médico especialista.
“Os Médicos de Família têm sempre aquele percentual de pacientes para os quais ela precisa contar com um apoio e encaminhá-los a serviços especializados, onde serão realizados exames complementares, confirmados diagnósticos e até mesmo realizados procedimentos cirúrgicos ou um tratamento mais especializado”, explicou o ministro.
Com o Mais Especialidades, o Governo Federal vai garantir o atendimento especializado integral, da consulta especializada à reabilitação, passando pela assistência farmacêutica, dando prioridade ao atendimento das principais especialidades onde hoje há de acesso.
Mais Médicos
“Todos os que lutam pelo SUS e que viveram nesses últimos 25 anos a expectativa de ter uma atenção básica de qualidade, sabiam que era decisiva a implantação de uma política de Estado como o Mais Médicos”, disse o ministro Chioro.
Um ano depois da implantação, o programa mostra resultados extremamente positivos. Pesquisa realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), demonstra que a maioria dos usuários da atenção básica no SUS está satisfeita com atendimento realizado pelos profissionais de saúde que participam do programa Mais Médicos.
Foram realizadas quatro mil entrevistas, entre os dias 4 de junho e 6 de julho, em 200 municípios de todos os estados do país que contam com médicos do programa. Segundo a pesquisa, 86% dos usuários afirmaram que a qualidade do atendimento de saúde melhorou muito após chegada dos profissionais e 84% dos entrevistados apontou satisfação em relação à duração da consulta médica. Para 83%, houve melhoria nos esclarecimentos sobre problemas de saúde e 80% revelaram satisfação em relação ao acompanhamento sendo feito sempre pelo mesmo profissional.
“Além do aspecto da quantidade e da garantia do acesso, o que mais chama a atenção dos pesquisadores, gestores e da própria população, é o jeito humanizado, o jeito atencioso, a qualidade do atendimento, o respeito que se estabeleceu entre as equipes médicas, os pacientes e a comunidade com esses médicos que vieram não só do Brasil, mas de várias partes do mundo”, comemora Chioro.
Segundo o ministro, o Brasil ainda vai notar grandes benefícios do programa no futuro, com mudanças substanciais nos padrões de saúde da população brasileira, que passou a contar com atenção básica de qualidade.
“Temos absoluta convicção de que estamos fazendo mais diagnósticos de Hipertensão e Diabetes e tratando melhor os pacientes. Estamos acompanhando melhor o pré-natal e portanto as gestantes estão sendo melhor cuidadas e os bebês vão nascer em melhores condições. Isso vai, por exemplo, diminuir a taxa de mortalidade infantil e a taxa de mortalidade materna”, avaliou Chioro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário