terça-feira, 30 de setembro de 2014

Empreendedoras libanesas recebem incentivo do Bird = para pequenos negócios e empresas lideradas por mulheres

Braço do Banco Mundial liberou empréstimo de US$ 2 milhões para a Associação Libanesa para o Desenvolvimento. Verba ajudará na expansão de pequenos negócios e empresas lideradas por mulheres.



São Paulo – A Corporação Financeira Internacional (IFC, na sigla em inglês), liberou na quinta-feira (25) empréstimo de US$ 2 milhões para a Associação Libanesa para o Desenvolvimento (Al Majmoua). A verba será repassada, também como empréstimo, a donos de pequenos negócios, incluindo mulheres empreendedoras. A IFC é um braço do Banco Mundial voltado para o desenvolvimento do setor privado.

Segundo comunicado da IFC, cerca de metade dos associados da Al Majmoua está localizada no Vale do Bekaa, norte do Líbano e Sul do Líbano, regiões onde os interessados em empreender geralmente têm grande dificuldade para conseguir financiamentos.

“O acordo com a IFC ressalta a importância do setor de microfinanças em geral, e o trabalho da Al Majmoua é atuar particularmente em aumentar a inclusão financeira daqueles que não têm contas em bancos”, afirmou Youssef Fawaz, diretor-executivo do Al Majmoua. “Esta parceria permite ao Al Majmoua continuar expandindo seu alcance no Líbano, ajudando a melhorar as condições econômicas e sociais das pessoas de baixa renda”, completou.

A associação libanesa existe desde 1994 e é a maior instituição de microfinanças daquele país. Ela tem uma participação de mercado de quase 50% e mais de 46 mil associados, 54% dos quais são mulheres.

“Prover um melhor acesso financeiro aos que estão na base da pirâmide ajudará a estimular o crescimento, criar empregos e reduzir a pobreza. Além disso, acreditamos que nosso investimento irá encorajar outros investidores, especialmente bancos locais, a financiar o setor de microfinanças no Líbano e ajudar a cobrir falhas de financiamento”, destacou James Gohary, gerente da IFC para o Grupo de Instituições Financeiras no Oriente Médio e Norte da África.

Nenhum comentário:

Postar um comentário