terça-feira, 23 de setembro de 2014

Brasil é um dos países que mais contribuiu para redução de emissões, destaca Izabella Teixeira


Posted: 23 Sep 2014 10:56 AM PDT
ONU
O Brasil tem se tornado exemplo de desenvolvimento sustentável: o País reduziu emissões de gases na atmosfera em cerca de 79% da meta pretendida para 2020. De acordo com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, que apresenta resultados brasileiros esta terça (23) e quarta-feira (24) na Cúpula do Clima, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, o Brasil assumiu voluntariamente essa meta, com o compromisso de reduzir as emissões associadas ao desmatamento.
“O Brasil investe em soluções associadas a agricultura de baixo carbono, os planos setoriais que a nossa política nacional de clima definiu em torno de mudar o cenário de tendencial de emissões do Brasil em função do nosso desenvolvimento, ou seja, estamos praticando desenvolvimento com inclusão social, com erradicação da pobreza, gerando emprego e estamos mudando aquilo que seria a curva esperada de emissões nossas”, ressaltou a ministra.
Mais de 120 chefes de Estado e de governo participam a Cúpula do Clima. A presidenta Dilma Rousseff foi um dos chefes de estado a discursar na Cúpula. Em sua fala, dentre outros destaques, enfatizou que o crescimento das economias é compatível com a redução de emissões.
Avanços
A ministra afirma que o País acabará com o desmatamento ilegal e investirá cada vez mais em tecnologias e energias renováveis. Segundo Izabella, a contribuição do Brasil para as emissões, que era significativa na questão do desmatamento, está sendo reduzida.
“O Brasil tem muito o que mostrar voluntariamente. É um país que a ONU reconhece que tem as maiores contribuições em torno do enfrentamento da mudança do clima no mundo e, mais do que isso, temos contribuições no que diz respeito ao futuro, em torno no chamado dos setores estratégicos de geração de emissões, particularmente na manutenção da nossa matriz renovável e em torno da agricultura de baixo carbono”, explicou.
Ela afirma que o Brasil está levando conhecimento de monitoramento para outros países, contribuindo para manutenção das florestas tropicais do planeta, citando parceria com países da bacia amazônica e da bacia do Congo, na África. Além disso, há cooperações na área de agricultura e energia renováveis.
O desmatamento na Amazônia em 5.891 km² foi a segunda menor taxa registrada anualmente nos últimos 25 anos. O número foi confirmado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), por meio do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal (Prodes), espécie de acompanhamento via satélite, e abrange período de agosto de 2012 a julho de 2013.
Outro relatório mostrou que degradação florestal na Amazônia Legal atingiu, em 2013, o menor valor registrado desde o início da série histórica, em 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário