quinta-feira, 31 de julho de 2014

Resumo mensal de notícias sobre o tabagismo e o alcoolismo

Neste mês de julho destacamos a atitude jornalística da maior emissora de TV do país, que em seu jornal do meio dia noticiou o problema do alcoolismo no Brasil, que nos últimos seis anos foi causa do afastamento de quase 100 mil empregados dos postos de trabalho, gerando um problema para a Previdência Social em termos financeiros. A notícia poderia ser mais completa, pois não contabiliza a influência da bebida alcoólica nos acidentes de trânsito, e o rombo na Previdência, assim, é muito maior, nos termos da campanha da Amata de 2014 propaganda de cerveja sem álcool na TV, é legal!
E parabéns aos diretores da emissora, que certamente devem assistir aos seus noticiários, e à empresa Ambev que passaram a dar preferência na veiculação da propaganda, inclusive nas publicidades dos campos dos estádios de futebol, da cerveja "0,0%" de álcool.
Que continuem dando o atual exemplo, e deixem definitivamente de veicular a propaganda de bebida alcoólica na TV!
Resta, contudo, ao Congresso Nacional, normatizar a matéria, a fim de evitar que outras emissoras e outras cervejarias continuem efetuando uma concorrência publicitária desleal, e fomentando a doença, a morte e os devastadores prejuízos sociais, trabalhistas e previdenciários do alcoolismo.
Relativamente ao tabagismo, no próximo dia 29 de agosto - Dia Nacional de Combate ao Fumo, os meios de comunicação certamente devem dar um grande destaque ao relatório que será apresentado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa, avaliando as 121 substâncias que já deveriam estar proibidas desde 16 de setembro de 2013.
Feito isso, esperamos que o Supremo Tribunal Federal inclua imediatamente em votação a ADI nº 4874, e mantenha a competência há décadas da Anvisa, e a vigência da Resolução da Agência nº 14/2012, que exclui os aditivos saborizantes ou ameliorantes do cigarro, deixando de fomentar a intoxicação e viciação das atuais e futuras gerações no tabagismo.
Dignas de nota também neste mês as notícias relativas ao polêmico cigarro eletrônico.
Boa leitura!
Silvio Tonietto 
Diretor-Geral
Pare de Fumar!
Palestra "Preparação para Deixar de Fumar"
www.paredefumaragora.com.br

Mais de 34 mil views no youtube
"30 minutos que valem uma vida"

Nenhum comentário:

Postar um comentário