sexta-feira, 27 de junho de 2014

Sebrae lança estudo Panorama atual do mercado de café gourmet e orgânico

Estudo elaborado pelo Sebrae Nacional traça uma ampla análise domercado do setor de cafés, em especial os cafés gourmet e orgânico.

De acordo com dados da Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café) citados na publicação, o Brasil é o segundo maior consumidor mundial de café, sendo que entre 2006 e 2012 apresentou um crescimento de mais de 25,1%. Nesse sentido, como não poderia deixar de ser, o consumo per capita de café também vem aumentando nos últimos anos, tendo crescido em média mais de 29% entre 2002 e 2012, quando atingiu a marca de 82 litros. A indústria cafeeira no país é representada por 286,8 mil propriedades de tamanhos diversos, das quais 2/3 são de pequeno porte.
 O setor emprega mais de 8 milhões de trabalhadores direitos e indiret os, que agregam um valor bruto de produção de R$ 8,6 bilhões à economia nacional. Mercado de café gourmet - Embora o mercado de café gourmet ainda seja pouco representativo em relação ao total, cerca de 4% do mercado, em 2010 o setor apresentou um crescimento de 21% em relação ao ano anterior.
Por outro lado, o volume produzido e o valor do produto sofreram queda. Em 2012, foi mais difícil produzir grãos especiais devido às chuvas que ocorreram durante a colheita, resultando em uma queda entre 20% e 30% de cafés com nota acima de 80. Mercado de café orgânico Em 2010, o Brasil já tinha quase 643 milhões de hectares destinados à plantação de café orgânico, segundo a International Federation of Organic Agriculture Movements (IFOAM) & Research Institute of Organic Agriculture (FiBL).
De acordo com o presidente da Acob (Associação de Cafés Orgânicos do! Brasil) , Cassio Franco Moreira, a produção nacional de café orgânico tem oscilado entre 80 mil e 100 mil sacas por safra. Ainda com relação ao panorama, a publicação apresenta dados sobre exportação e importação desses produtos, incluindo informações sobre os principais destinos e compradores, além de apresentar de forma detalhada a cadeia produtiva do café.
Para acessar todas essas informações, leia a íntegra do estudo emhttp://zip.net/bqnRRQ . Fonte Sebrae Mercados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário