quarta-feira, 18 de junho de 2014

Globo Rural: Pesquisas desenvolvem café mais resistente à seca e às doenças

Primeiros resultados dos testes são positivos.
Grão teve boa produtividade, mesmo em ano com pouca chuva.


Primeiros resultados dos testes são positivos.
Grão teve boa produtividade, mesmo em ano com pouca chuva.

Uma variedade de café mais resistente à seca e às doenças está sendo testada no sul de Minas Gerais e os primeiros resultados são positivos. O acauã novo, como é chamado, teve boa produtividade mesmo em ano com pouca chuva.
Na lavoura de 35 hectares de café em Elói Mendes, o produtor Saulo Roque de Almeida reservou um hectare para o plantio da variedade acauã novo. O agricultor decidiu experimentar a novidade por ser uma planta mais resistente às doenças, como a ferrugem, e diz que está satisfeito.
Enquanto as variedades de café mais cultivadas no sul de Minas sofreram com a estiagem, aacauã novo resistiu à seca e não apresentou problemas com a formação do grão.
acauã novo é resultado do cruzamento das variedades sarchimor com a mundo novo. Ela vem sendo pesquisada a cerca de 40 anos e segundo o agrônomo da Fundação Procafé, André Garcia, recentemente foi observado que as plantas que tinham os brotos verdes produziam mais grãos do que àquelas de cor dourada. A partir daí, eles começaram a selecionar essas plantas e chegaram a variedade acauã novo.
O agrônomo explica que a variedade já está sendo bastante procurada pelos cafeicultores, especialmente das regiões mais secas do cerrado brasileiro.
A Fundação Procafé tem um controle dos viveiros que produzem as mudas da variedade acauã novo, confira abaixo como entrar em contato com a instituição.
- See more at: http://www.redepeabirus.com.br/redes/form/post?topico_id=52420#sthash.xg8gJQ68.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário