quinta-feira, 22 de maio de 2014

Papel das incubadoras de empresas no processo de inovação é debatido em Cachoeiro

Um dos palestrantes é Sérgio Wigberto Risola, diretor do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec)



Cachoeiro de Itapemirim recebe, na próxima quinta-feira (29), o II Seminário Regional Sul Capixaba de Inovação, com o tema “Incubadoras de Empresas como Agentes Propulsores do Processo de Inovação”. O evento será realizado às 18h, no Perim Center, pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho, em parceria com a Prefeitura de Cachoeiro. A entrada é franca.
O principal objetivo do seminário é discutir metodologias de gestão de incubadoras, instituições que auxiliam no desenvolvimento de empreendimentos inovadores, a partir de suporte técnico e gerencial. As políticas municipais, estaduais, federais e privadas de fomento à criação de incubadoras e o papel delas no desenvolvimento regional também serão debatidos.

Haverá palestras e apresentações de representantes de incubadoras empresariais que são referências nacionais. O gerente de Desenvolvimento de Negócios do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Hedryk Gensom Daijó, vai abordar o trabalho da Santos Dumont, do Paraná. E o diretor executivo do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec), Sérgio Wigberto Risola, falará sobre a Incubadora de Base Tecnológica de São Paulo – USP/Ipen, considerada a maior da América Latina.

O potencial das incubadoras, movimento iniciado no Brasil na década de 1980, é traduzido em números. As 384 incubadoras de empresas que existem no país são responsáveis por mais de 2,5 mil empreendimentos graduados, ou seja, que já saíram do ambiente de incubação e se estabeleceram no mercado. Eles faturam R$ 4,1 bilhões por ano e empregam quase 30 mil pessoas. As atuais 2.060 empresas incubadas têm faturamento de aproximadamente R$ 533 milhões e mantêm mais de 16 mil postos de trabalho.

“Desejamos promover esta reflexão, trazendo especialistas e aproximando-os da sociedade e das instituições de ensino em específico, para que possamos compreender as relações e as conexões complexas estabelecidas entre as pessoas, empresas e instituições, para desenvolver ações que visem a cultura de inovação. A ideia é difundir o conhecimento sobre o tema, e ampliar a percepção dos meios pelos quais algumas organizações lidam com a complexidade obtendo bons resultados sociais, econômicos e ganhos de competitividade, com a criação da incubadora de empresas”, explica o coordenador do seminário e subsecretário da Ciência, Tecnologia e Inovação de Cachoeiro, Alexandre Gasparini.

“O programa de incubadoras, que é uma organização baseada no empreendedorismo e na difusão do conhecimento, criada para apoiar novos empreendimentos de projetos inovadores, oferecendo o ambiente necessário para o seu crescimento, através de serviços especializados, orientação e consultoria, além de espaço físico, infraestrutura técnica, administrativa e operacional, é muito importante, pois valoriza a inovação e a busca por novas tecnologias, que também são prioridades da Prefeitura de Cachoeiro”, disse Gasparini.

O seminário tem o apoio do Parque Tecnológico Itaipu, Itaipu Binacional, Cietec, Tec Vitória, Dataci, Centro Universitário São Camilo - ES, Unes, Facastelo, FDCI, Faccaci, Ifes – Campus Cachoeiro, Unopar – Polo Cachoeiro, Unip - Polo Sul Capixaba e Yes Alternativo, e patrocínio da Viação Itapemirim e da Sul Outdoor Mídia Exterior.


Especialistas participantes do Seminário

Hedryk Gensen Daijó
Formado em Administração, com MBA em Gestão Empresarial e especialização em Gerenciamento de Projetos pelo IBMEC - RJ e Gestão de Negócio pelo ESPM – RJ, trabalha na geração e desenvolvimento de negócios inovadores, principalmente com temas ligados a energia, meio ambiente, turismo e tecnologia da informação. Teve atuações como gestor de projetos e planejamento financeiro de grandes empresas, como Vale S.A. e Vale Inco, e em outras empresas do setor de mineração e agrobusiness. Atualmente é gerente do Programa de Desenvolvimento de Negócios e da Incubadora Santos Dumont, do Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu, Paraná.
Sérgio Wigberto Risola
Formado em Ciências Jurídicas, possui extensão em Administração pela USP e especialização em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica pela Unicamp. Professor Apoiador do mestrado e extensão da FEA/USP. É, desde 1997, o CEO do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec), entidade gestora da maior incubadora de empresas de base tecnológica da América Latina. Foi assessor jurídico do Banco Central do Brasil de 1974 a 1976, fundador e superintendente da Anfacer e participante do Comitê Internacional da ISO. Fundador e participante SG7 do Mercosul. Assessor da Presidência da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) e conselheiro atual. Atualmente, também, é diretor da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).  


Equipe de Jornalismo
Secretaria Municipal de Comunicação
Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - PMCI
Tel: (28) 3155-5371
www.cachoeiro.es.gov.br/
www.twitter.com/prefcachoeiro
Attachments area

Nenhum comentário:

Postar um comentário