segunda-feira, 26 de maio de 2014

Novo presidente do Ipea e ministro da SAE fazem balanço de realizações e desafios e anunciam inovações

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada passa a contar com sala de sigilo e com um software extrator de dados

Sergei Soares, presidente do Ipea recém-nomeado, toma posse nesta terça-feira, dia 27 de maio, às 10h, em Brasília (SBS, Qd. 1, Bloco J, Edifício BNDES/Ipea, auditório do subsolo), e fará seu primeiro pronunciamento aos servidores do Instituto e autoridades do Poder Executivo. Ele estará acompanhado do ministro de Estado chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Marcelo Neri, que fará um balanço de sua gestão à frente do Instituto e anunciará duas novidades no processo de produção de pesquisas: a primeira sala de sigilo de Brasília instalada na sede do Ipea, que permitirá aos pesquisadores trabalhar com informações classificadas, e o software extrator de dados, desenvolvido na casa e que permite fazer na internet cruzamentos em bases de microdados.

Os usos desses dispositivos serão ilustrados com resultados anunciados em primeira mão relativos a alguns dos principais desafios prospectivos de pesquisa e de políticas públicas brasileiras, como a agenda de produtividade, educação, poupança financeira e distribuição de riqueza das famílias. Outros elementos do novo planejamento estratégico do Ipea e os temas de trabalho mais estratégicos serão abordados. Em setembro deste ano, o Ipea completa 50 anos, e o anúncio das inovações faz parte das comemorações do Jubileu de Ouro.

A cerimônia, na qual Sergei será empossado no cargo, terá a presença da ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, e da ministra chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci. Doutor e mestre em Economia pela UnB, Sergei Soares foi estagiário do Ipea entre 1991 e 1992 e ingressou por concurso público, em 1998, na carreira de técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto, onde publicou dezenas de estudos na área de economia do bem-estar social. Ele trabalhou no MEC, no Banco Mundial, foi chefe de Gabinete do Ipea e diretor de Estudos e Políticas Sociais.


Assessoria de Imprensa e Comunicação

Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

(61) 33155334 

www.ipea.gov.br

Fundação pública vinculada à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada tem como missão aprimorar as políticas públicas essenciais ao desenvolvimento brasileiro por meio da produção e disseminação de conhecimentos e da assessoria ao Estado nas suas decisões estratégicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário