quarta-feira, 28 de maio de 2014

Doutoranda do programa de Pós - graduação em Ciência dos Alimentos da UFLA defendeu tese sobre café e saúde

A pesquisa realizada aprofunda as investigações sobre o benefício da ingestão da bebida café na prevenção das complicações decorrentes de diabetes mellitus.
Por Daniela Novaes – Rede Social do Café
A partir do grão de café torrado e moído é produzida uma bebida com aroma e sabor bastante apreciados, consumida por todas as classes sociais e em diversos países. O interesse sobre o tema café e saúde é crescente na comunidade científica, não só pelos efeitos causados pela cafeína, mas por conter também outros compostos antioxidantes com potenciais efeitos benéficos.
Professores e pesquisadores do departamento de Ciência dos Alimentos da Universidade Federal de Lavras (UFLA), do departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) e do Curso de Farmácia da Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS) desenvolveram projeto de pesquisa que relacionam os efeitos do consumo de café com a saúde humana e doenças.
Alessandra dos Santos Danziger Silvério, Farmacêutica, defendeu sua tese de doutorado, do programa de pós-graduação em Ciência dos Alimentos na UFLA com orientação da professora Doutora Rosemary Gualberto F. A. Pereira e coorientação das professoras Doutora Stella Maris da Silveira Duarte e Doutora Maria Rita Rodrigues, ambas do departamento de Análises Clínicas da UNIFAL. No trabalho intitulado “Efeito na bebida de café (Coffea arabica L.) no estresse oxidativo e agregação plaquetária em ratos diabéticos”, foi investigado o efeito da ingestão da bebida café na prevenção das complicações relacionadas ao diabetes mellitus. Compuseram a banca examinadora a professora Doutora Celeste Maria Patto de Abreu (UFLA), professora Doutora Danyelle Romana Rios (UFSJ), professor Doutor Michel Cardoso De Angelis Pereira (UFLA) e professor Doutor Raimundo Vicente de Sousa (UFLA).  
                                 
O diabetes mellitus é uma síndrome caracterizada por um grupo de doenças metabólicas desencadeadas por alterações no metabolismo da glicose, causadas pela falta ou por defeitos na ação da insulina, que é o hormônio produzido pelo pâncreas com a finalidade de facilitar a absorção de glicose pelas células, mantendo seus níveis normais no sangue periférico.
Na pesquisa foram avaliados vários parâmetros laboratoriais em animais diabéticos, visando investigar o papel protetor do café e sua potencial colaboração para retardar o desenvolvimento das complicações micro e macroangiopáticas que podem afetar a produtividade, a qualidade de vida e sobrevida.
Alessandra contou a reportagem da Rede Social do Café que o grupo que realizou a pesquisa, tem dois artigos submetidos e que estão sob avaliação de revisores de revistas internacionais especializadas. “Esses dados estão sob sigilo de publicação. Os únicos dados que podemos divulgar são os que já foram publicados “The Effects of the Decaffeination of Coffee Samples on Platelet Aggregation in Hyperlipidemic Rats” em setembro de 2013, na revista Plant Foods for Human Nutrition, v.68, p.268-273.” explicou Alessandra. 
Para a Professora Rosemary, “o trabalho reflete o êxito dos esforços contínuos e seqüenciais de aprofundamento do tema café e saúde pela equipe. Além da importância sócio-econômica do café, por ser a segunda bebida mais consumida no mundo, procuramos sempre valorizar a qualidade e realizar as pesquisas com doses similares as que são consumidas pelas pessoas.”  
Fazem parte do grupo desta pesquisa, a professora Doutora Rosemary Gualberto Fonseca Alvarenga Pereira (UFLA), Stella Maris da Silveira Duarte (UNIFAL), Maria Rita Rodrigues (UNIFAL), Fernanda Borges de Araújo Paula (UNIFAL), Alessandra dos Santos Danziger Silvério (UFLA/ UNIFENAS), Claudia de Souza Ferreira (UNIFAL), Bruno Cesar Correa Salles (UNIFAL), André Luís Vianna (UNIFAL).
Agradecimentos: CNPq, FAPEMIG, CAPES, INCTCafé e Ipanema Coffees.
- See more at: http://www.redepeabirus.com.br/redes/form/post?topico_id=52017#sthash.Spk0a47d.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário