sexta-feira, 30 de maio de 2014

Curso aborda história e influência árabe na Espanha


Os quase 800 anos de ocupação árabe em território espanhol deixaram marcas no vocabulário, na cultura, dança e arquitetura do país. Evento acontece dia 30, no Instituto Cervantes, em São Paulo.


São Paulo – Os árabes ocuparam a Espanha de 711 a 1492. Nestes quase 800 anos de sua presença, deixaram marcas na cultura, no vocabulário, na arquitetura e na dança do país. Esta história e influência são o tema do minicursoLos árabes en España, que acontece na sexta-feira (30), no Instituto Cervantes de São Paulo.

“É um período da história fascinante, pois havia a convivência de três culturas. Havia um respeito por parte dos muçulmanos por seus inimigos, tanto pelos judeus quanto pelos cristãos”, conta a professora Serafina Vallejo Gómez, que ministrará o curso.

A região de Andaluzia é que mais conserva a influência árabe até hoje. Em algumas cidades, destaca Vallejo, eles deixaram importantes marcos na arquitetura, como a Mesquita de Córdoba, a Alhambra de Granada e a Giralda de Sevilha.

“A mesquita de Córdoba tem variantes arquitetônicas que não se conhecia (na região)”, explica a professora. As casas andaluzas também conservam o pátio interno, traço tradicional das construções árabes.

A língua espanhola mantém ainda uma herança grande da presença árabe. “Um quarto do vocabulário espanhol é de origem árabe. Palavras como berenjena (berinjela), naranja (laranja), alfombra (tapete), almohada (travesseiro) e todas as palavras que começam com “al” em espanhol”, ressalta Vallejo. Ela recorda ainda que os números usados na Espanha eram os romanos, que foram, posteriormente, substituídos pelos números árabes.

Em plena Idade Média, a ocupação árabe na Espanha mudou ainda hábitos da população local. “Na Andaluzia, as mulheres se perfumavam, havia uma indústria de cosméticos e de óleos, o que era impensável na Europa medieval”, afirma Vallejo. A dança tradicional espanhola é outro elemento cultural fortemente marcado pelos árabes. “Há a influência no flamenco, influência dos ritmos, dos instrumentos e da forma de cantar dos árabes”, completa a professora.

Serviço
Los árabes en España
Dia 30 de maio, das 18h às 20h
Instituto Cervantes de São Paulo
Avenida Paulista, 2439 – São Paulo
Preço: R$ 55
Ficha de inscrição: http://migre.me/jr6CR
O curso é aberto público e será ministrado em espanhol

Nenhum comentário:

Postar um comentário