terça-feira, 8 de abril de 2014

Líbano terá série de mostras culturais sobre o Brasil


Centro Cultural Brasil Líbano começa a organizar exposições de fotos, esculturas e artesanatos do País em Beirute. Primeira exibição tem início dia 10 deste mês com imagens do Rio de Janeiro.


São Paulo – O Centro Cultural Brasil Líbano, que fica em Beirute,  organiza uma série de exposições sobre os diversos estados brasileiros a partir deste mês. A primeira mostra, Rio com muito amor, tem início dia 10 deste mês, com imagens da cidade maravilhosa, o Rio de Janeiro.
Elio Haddad
O Rio de Janeiro nas lentes do libanês Elio Haddad
“Vamos fazer de todos os estados, começando pelo Rio. Resolvemos fazer do Rio porque ele desperta muito o interesse dos libaneses. Eles amam o Rio”, conta Samia Yakzan, diretora do centro.

As exposições trarão fotos, esculturas, artesanato e até peças de reciclagem produzidas no Brasil. “É o lixo transformado em obra de arte”, destaca Yakzan. A próxima mostra planejada é sobre o Amazonas. “Vamos de Norte a Sul, incluindo Pernambuco, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, São Paulo. Cada mês vai ser um estado”, revela a diretora.

Yakzan conta que a ideia de fazer as exposições é desfazer as imagens já formadas sobre o Brasil no exterior. “A gente quer tirar os estereótipos de que o Brasil é só samba e futebol. Queremos mostrar que o Brasil tem uma cultura muito rica”, afirma. “É um projeto inusitado no Líbano. Vamos mostrar o Brasil de uma maneira mais verdadeira e mais genuína.”

Amor pelo Rio de Janeiro

As 28 imagens da exposição Rio com muito amor são do fotógrafo libanês Elio Haddad, que morou por 27 anos no Brasil. “Estou levando imagens do Rio que fiz enquanto estive lá. É uma visão poética da beleza do Rio”, diz.

Para ele, a capital fluminense é caótica, como tantas outras, mas se destaca pelo seu verde e pela Floresta da Tijuca, que permeia sua paisagem. Além de fotógrafo, Haddad também é artista plástico e escultor.

Enquanto morou na capital fluminense, ele trabalhou ainda como guia turístico. “Nos meus passeios, saía para fotografar tanto no centro quanto na floresta e tinha esse carinho com a cidade”, lembra. Ele também se recorda da impressão que o lugar deixava nos visitantes. “Via no rosto dos turistas o quanto eles ficavam boquiabertos com a beleza do Rio”.

De volta a seu país natal há um ano, Haddad estará presente na abertura da exposição em Beirute. O Centro Cultural Brasil Líbano é ligado à embaixada no Brasil naquele país.

Serviço
Exposição “Rio com muito amor”
Centro Cultural Brasil Líbano
Abertura: 10 de abril, às 20h
Visitação até 10 de maio, de segunda à sexta, das 10h às 20h
Endereço: Mar Mitr street, Trad building nº176 Achrafieh - Beirute
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário