sexta-feira, 7 de março de 2014

Quase metade dos brasileiros se informa pela internet, afirma ministro da Comunicação Social

Posted: 07 Mar 2014 07:44 AM PST
O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Thomas Traumann, apresentou nesta sexta-feira (7) a Pesquisa Brasileira de Mídia, que tem como objetivo mostrar como e onde o brasileiro busca a informação atualmente. O levantamento feito entre 12/10 e 6/11, que entrevistou cerca de 18 mil pessoas em todos os estados do Brasil, mostrou que 47% da população tem o hábito de se informar pela internet, o que mostra a importância desta plataforma, segundo o ministro.
“Todos nós tínhamos ideia clara que a importância da internet na informação vinha crescendo. Como não temos pesquisa anterior do mesmo tamanho, não se pode fazer uma comparação, mas se pode hoje dizer que sim, quase metade dos brasileiros se informa e usa a internet como meio cotidiano e rotineiro da informação. Isso é muito importante tanto para as políticas de comunicação quanto como retrato de como o brasileiro se informa”, afirmou Traumann.
A Pesquisa Brasileira de Mídia ainda aponta que o meio de comunicação mais utilizado para busca de informações no país é a televisão, pois 97% dos entrevistados afirmaram assistir TV. 61% das pessoas afirmaram ter o costume diário de ouvir rádio, que ficou em segundo lugar, seguido pela internet, com 47%.
Veículos públicos e estatais
A pesquisa mostra que a TV Brasil é conhecida por 37% dos brasileiros e a TV NBR por 23% da população. Com relação ao programa A Voz do Brasil, 68% dos entrevistados afirmaram conhecer o programa. As pessoas que afirmaram conhecer A Voz do Brasil também foram chamadas a avaliar o conteúdo do programa. Em termos gerais, 50% dos respondentes avaliaram seu o conteúdo como ótimo ou bom, em contraste, 12% avaliaram esse conteúdo como ruim ou péssimo.
O programa Café com a Presidenta é conhecido por 21% dos brasileiros. Entre os que conhecem o Café com a Presidenta, 39% afirmaram já ter ouvido o programa. Na internet, os resultados mostraram que 24% da população conhece o Portal Brasil, enquanto 18% afirma conhecer o site do Planalto e 12% o Blog do Planalto. Considerando os entrevistados que afirmaram conhecer esses espaços, mesmo que de ouvir falar, 28% afirmaram já ter acessado o Portal Brasil e o percentual dos que já acessaram o site do Planalto e o Blog do Planalto ficou em 24%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário