quinta-feira, 6 de março de 2014

Importadora americana de café reduz estimativa para safra do Brasil para 47,7 milhões de toneladas


A importadora norte-americana de café Wolthers Douqué reduziu sua estimativa para a safra brasileira para 47,7 milhões de sacas. A projeção anterior da empresa era de 53 milhões de sacas. A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) estima que o a colheita brasileira seja de 46,53 milhões a 50,15 milhões de sacas.
A redução nos números da Wolthers Douqué se dá em função das perdas causadas pela severa estiagem que atingiu importantes locais de produção no país, reduzindo o peso e o tamanho dos grãos. Além disso, indicam também uma redução por parte dos cafeicultores no uso de fertilizantes.
Diante das condições de clima adverso, a importadora acredita também que, em 2015, o Brasil apresente uma safra menor do que inicialmente estimada e fique em torno de 40 milhões a 42 milhões de sacas.
"O menor crescimento dos ramos, menos frutos e muitas podas feitas tardiamente nesta temporada devem diminuir o potencial da cultura no próximo ciclo, com os agricultores colhendo os resultados de uma safra de baixa dentro da bianualidade do café", explicou um representante da Wolthers Douqué.
Além disso, a importadora afirma ainda que os estoques de 9 milhões de sacas da safra do ano passado em janeiro foram vendidos durante o rally de preços registrado em 2014. Só nesse ano, as cotações do arábica já subiram 65%, contra a queda de 23% em 2013.
Ainda de acordo com informações da Wolthers, algumas chuvas relativamente abundantes chegaram à algumas áreas brasileiras de produção de café durante esse período de Carnaval. Esta é a segunda onda de chuvas em menos de 10 dias e "certamente irá ajudar a interromper o impacto progressivo e negativo causado por uma severa seca e os baixos índices de umidade que se estendeu de dezembro de 2013 a meados de fevereiro de 2014".
Com informações da Bloomberg e do site da Wolthers Douqué.
Fonte: Notícias Agrícolas // Carla Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário