quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Seminário Internacional celebra 10 anos de PAA

No Ano Internacional da Agricultura Familiar (2014), o governo federal também comemora os 10 anos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Para celebrar, um seminário internacional irá reunir comitivas de oito países da América Latina e cinco da África, além de parceiros, representantes de organizações internacionais, agricultores e autoridades em segurança alimentar e nutricional. O evento será na terça-feira (4), em Brasília. 

A ministra Tereza Campello (MDS) e o ministro Pepe Vargas (MDA) estarão presentes no evento, que também exibirá vídeos com as falas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do diretor geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o brasileiro José Graziano da Silva. Ao final do evento, os convidados serão brindados com um coquetel elaborado pela c hef de cozinha carioca Tereza Corção, famosa por cozinhar com alimentos orgânicos cultivados por agricultores familiares. Os quitutes oferecidos serão à base de inhame produzido no município de Viçosa (AL), pela agricultora Luciene da Silva Santos e sua família.

O Seminário Internacional PAA + Aquisição de Alimentos no Ano Internacional da Agricultura Familiar será dividido em quatro painéis, que debaterão a importância do programa para a agricultura familiar e para o desenvolvimento local, seu impacto na promoção de uma alimentação adequada e seu papel de referência internacional de política pública o programa brasileiro inspirou o PAA África, que atua em cinco países daquele continente e alimentou 125 mil estudantes com a produção de mais de 5 mil agricultores familiares.
Ao fim do evento, será lançado o livro PAA - 10 anos de aquisição de alimentos, que documenta algumas das experiências a serem apresentadas durante o seminário. Uma mostra fotográfica sobre o tema também será realizada no local. No dia 4, o seminário será transmitido pelo site www.paa10anos.com.br. Na quinta-feira (5), os participantes estrangeiros visitarão um agricultor familiar residente no Distrito Federal que vende os alimentos para o Programa de Aquisição de Alimentos.

O seminário internacional é organizado pelo MDS, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), com apoio da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e do Programa Mundial de Alimentos (PMA). Clique aqui para ver a programação.
ServiçoSeminário Internacional do PAA e Ano Internacional da Agricultura Familiar
Dia: 4 de fevereiro (terça-feira)
Horário: das 9h30 às 19h
Local: Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio (CNTC) - SGAS 902 Bloco C - Brasília
Informações (61) 2030-1021
imprensa@mds.gov.br
Fonte: Ascom/M

Nenhum comentário:

Postar um comentário