domingo, 19 de janeiro de 2014

Seis autores à procura de um personagem


Assumida como principal partido de oposição, a mídia brasileira faz lembrar a famosa peça de Pirandello, Seis personagens à procura de um autor.




(*) Publicado na edição de janeiro de 2014 da Revista do Brasil

O espetáculo criado pelos grandes meios de comunicação em torno da prisão de parte do condenados na Ação Penal 470, mal denominada “mensalão”, é apenas o prenúncio do que será 2014 no Brasil.

Assumida como principal partido de oposição, a mídia brasileira faz lembrar a peça de Pirandello “Seis personagens à procura de um autor”. Aqui são seis famílias a procura de um candidato à Presidência da República.

Enquanto não descobrem (ou não decidem) quem será o seu líder vão montando os quadros de apoio e os cenários para sustentá-lo.

Quando se esperava que as cenas do avião da Polícia Federal levando os condenados para Brasília fosse o epílogo de uma campanha iniciada em 2005 com a criação do “mensalão”, eis que a mídia consegue estender ainda mais a história.

Deixa tudo de lado (meia tonelada de cocaína num helicóptero de parlamentares mineiros, por exemplo) para acompanhar a vida dos presidiários, com o requinte – no caso da Globo – de enviar uma equipe de reportagem ao Panamá para descobrir um possível dono do hotel que havia oferecido emprego para José Dirceu.

A Folha de S.Paulo acompanhou as visitas aos presos como se essa fosse a principal preocupação do país. O desejo de esticar ao máximo o assunto é visível. Novas prisões (escrevo antes delas), como a do Deputado João Paulo Cunha do PT, vão reavivar o noticiário.

A recuperação da presidenta Dilma Rousseff nas pesquisas, depois da queda verificada no meio do ano passado, deixou a mídia ainda mais ouriçada. A Folha chegou a publicar carta de leitor lamentando que as manifestações de rua de junho de 2013, fator que teria abalado a liderança de Dilma, não tivessem sido retardadas para as proximidades do pleito presidencial.

Torcida e incentivo para que elas voltem não faltam. E se não voltarem sobrarão as imagens e os sons daqueles atos repetidos à exaustão. O que aliás já ocorreu com as indefectíveis resenhas jornalísticas de final de ano. A rádio Estadão foi mais longe e fez uma série de programas só para lembrar “as jornadas de junho”.

Para dar conta da campanha eleitoral de 2014 as empresas reforçam seus quadros com comentaristas vinculados à oposição. A TV Cultura de São Paulo traz para a apresentação do Roda Viva um jornalista que se especializou, na revista Veja, em assacar impropérios contra o presidente Lula.

Nessa linha, ele não perde a oportunidade durante o programa de forçar o entrevistado a fazer criticas a presidenta e ao seu antecessor. Fez isso, por exemplo, com o historiador Ronaldo Costa Couto que saiu da armadilha com elegância e com o cantor Lobão que fez o contrário.

Com cenário e personagens prontos, ainda que estes últimos tendam a crescer em 2014, resta conhecer o ator principal. O sonho dourado dessa mídia, escancarado pela revista Veja, é o presidente do STF Joaquim Barbosa. As inúmeras capas e matérias laudatórias tornam o desejo evidente, sem nenhuma preocupação com o perigo que uma candidatura desse tipo representa para o país. Seria a combinação, numa pessoa só, do desequilibro político-emocional de figuras como Jânio Quadros e Fernando Collor.

Se não der certo apostarão em Eduardo Campos e Aécio Neves, nessa ordem de preferência. Marina, com seus discursos tortuosos, é uma alternativa pouco confiável para a mídia que, em último caso, correrá para os braços de Serra e de sua obstinação pela presidência.

A situação não seria tão trágica se tivéssemos por aqui veículos impressos de alcance nacional capazes de dar conta das várias tendências políticas existentes no pais. Que cada um então defendesse a sua. Mas não é assim, há um pensamento uniforme alinhado aos interesses do grande capital financeiro internacional e avesso às políticas de transferência de renda e de maior inclusão social. Vigora na mídia o pensamento único.

No rádio, importante formador de opinião, e na TV a situação é ainda mais grave.
 
Usam o espaço público das concessões recebidas para defender privilégios privados. Fazem desses veículos instrumentos de propaganda política afrontando as leis e a ética.

2014 promete.

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