sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

MPS e BID promovem debate sobre aposentadorias no Brasil na próxima quarta(29)


23/01/2014 15:42
Reforma previdenciária: devemos pensar nela enquanto a população é jovem
 Da Redação (Brasília) – O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Ministério da Previdência Social promovem, no dia 29 de janeiro, debate sobre aposentadorias no Brasil com o lançamento do estudo Melhores Aposentadorias, Melhores Trabalhos: Em Direção à Cobertura Universal na América Latina e no Caribe, preparado pelo BID.
A população de idosos no Brasil será multiplicada por quatro até 2050. Neste sentido, o estudo destaca a necessidade de se pensar uma reforma previdenciária que fomente a criação de empregos formais, visto que isto impulsionaria a produtividade, e consequentemente, o crescimento. O mercado de trabalho é o epicentro da baixa cobertura de aposentadoria. Enquanto hoje, para cada aposentado existem 10 trabalhadores potenciais, em 2050 esta proporção diminuirá para um aposentado para cada três trabalhadores potenciais.
Para discutir soluções, participarão do debate o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho; o secretário de Políticas de Previdência, Leonardo Rolim; a representante do BID no Brasil, Daniela Carrera-Marquis; os co-autores do estudo, Carmen Pagés e Mariano Bosch; o coordenador de estudos e pesquisa em trabalho e renda do IPEA, Gabriel Ulyssea; além de representantes de instituições como o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Biografias dos autores do estudo estão disponíveis na página www.coberturauniversal.net.
O encontro estará aberto à imprensa, que terá acesso a material especial aprofundado sobre o tema. Aos jornalistas que tiverem interesse em participar ou entrevistar os autores do estudo, agradecemos o envio de um e-mail parajanainag@iadb.org
O que: Lançamento do livro Melhores Aposentadorias, Melhores Trabalhos: Em direção à Cobertura Universal na América Latina e no Caribe seguido de debate sobre aposentadorias no Brasil.
Quando: 29 de janeiro, das 09h30 às 17h00.
Onde: Ministério da Previdência Social, Auditório do Térreo, Esplanada dos Ministérios, Bloco F.

Informações para a imprensa:
Ministério da Previdência Social
Renata Brumano
(61) 2021-5109/5009
renata.brumano@previdencia.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário