quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Falta de chuvas provoca perdas nos cafezais do Sul de Minas -

Até a última sexta-feira(24) choveu menos de 10% do esperado para o mês de janeiro nos cafezais do Sul de Minas. Estiagem já compromete produtividade desta safra e o calor intenso queima as folhas que seriam responsáveis pela produção da próxima safra.
Na região do Sul de Minas, a falta de chuva e as altas temperaturas prejudicam as lavouras de café desta e da próxima safra. O momento atípico, no qual choveu menos de 10% do esperado para a época do ano, faz com que o desenvolvimento dos grãos seja prejudicado pela falta de água e nutrientes , reduzindo o rendimento na atual safra. Já as temperaturas elevadas e a forte insolação nas folhas do cafeeiro provocam um processo de escaldadura nas folhas (queima) que seriam responsáveis pela manutenção do crescimento da planta e consequentemente a produção da safra seguinte.
De acordo com Rodrigo Naves Paiva, engenheiro agrônomo da Fundação PROCAFÉ, em entrevista ao Notícias Agrícolas, a região já se caracteriza em um momento de déficit hídrico. A fase de granação e enchimento dos frutos demanda uma quantidade de água e nutrientes que o produtor não consegue obter com a estiagem, uma vez que a planta não recebe água e a eficiência da adubação fica comprometida.
Paiva afirma que a produtividade já será menor, mas as perdas só serão contabilizadas quando for realizada a limpeza do café. "Será gasta uma maior quantidade de medidas para gerar uma saca".
Segundo o engenheiro, o problema está bem generalizado nas regiões produtoras de Minas Gerais. No Triângulo Mineiro, cidades como Araxá e Araguari enfrentam condições bastante parecidas. "Apenas o produtor irrigante tem condição de salvar sua lavoura fazendo a suplementação. Para o produtor de sequeiro não tem o que fazer a não ser aguardar uma chuva significativa", aponta Paiva.
Não há previsão de chuvas para as próximas semanas. Paiva acredita que o clima ainda irá gerar mais prejuízos às lavouras. "O preço já está baixo. É difícil para o produtor. Situação complicada, mais crítica a cada dia que passa".

Nenhum comentário:

Postar um comentário