sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Ipea analisa a dinâmica das grandes cidades brasileiras



Coletiva de imprensa com o presidente Marcelo Neri traz dados sobre fluxos migratórios e movimentos pendulares no país, comportamento das finanças públicas municipais, entre 2002 e 2012, e o comportamento da população em favelas, a partir da revisão dos dados do Censo 2000

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) realiza nesta segunda-feira, dia 2 de dezembro, às 10h30, no Rio de Janeiro, a coletiva de imprensa Cidades em movimento: desafios e perspectivas das políticas públicas. Marcelo Neri, presidente do Ipea e ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), e Rogério Boueri, diretor de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais do Instituto, apresentarão dados sobre migrações internas, variações da população de favelas na última década, deslocamentos para trabalho e estudo, finanças públicas municipais, em particular os efeitos das transferências de recursos, e impactos sobre sustentabilidade ambiental e bem-estar dos moradores.

Algumas questões respondidas são: O que mudou nos fluxos migratórios de e para metrópoles brasileiras? De onde e para onde estão indo os brasileiros com diferentes níveis de escolaridade? Como os recursos públicos do país vêm refluindo para os municípios e entre eles? O que os novos cálculos do Ipea apontam sobre o real crescimento da população nas favelas das maiores cidades do país? Quanto crescem, como crescem e em quais aglomerações se concentram os movimentos pendulares de trabalhadores e estudantes? Como a sustentabilidade ambiental e o bem-estar da população são desafiados pela dinâmica da rede de cidades brasileiras? Como as políticas públicas devem responder às novas demandas?

A dinâmica das grandes cidades do país será analisada a partir de trabalhos do Ipea que compõem os três volumes inéditos do livro Brasil em Desenvolvimento 2013 – Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável: Um Recorte Territorial. A coletiva acontecerá no auditório do Ipea no Rio de Janeiro (Avenida Presidente Antônio Carlos, 51, Centro, 10º andar).

SERVIÇO
Coletiva de Imprensa: Cidades em movimento: desafios e perspectivas das políticas públicas
Com Marcelo Neri, presidente do Ipea e ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), e Rogério Boueri, diretor de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais do Ipea.
Dia: 2 de dezembro de 2013
Horário: 10h30
Local: Auditório do Ipea no Rio de Janeiro – Avenida Presidente Antônio Carlos, 51, Centro, 10º andar
Mais informações: 21-3515-8578

Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada 

Nenhum comentário:

Postar um comentário