quinta-feira, 31 de outubro de 2013

São Paulo vai treinar jogadores marroquinos


Convênio de cinco anos firmado entre o clube paulista e a empresa OCP S.A. do Marrocos acertou a vinda de jovens de 14 a 17 anos para treinamento com as categorias de base do time.


Rubens Chiri/saopaulofc.net
Marroquinos irão treinar com atletas do São Paulo
São Paulo – O São Paulo Futebol Clube irá treinar jovens marroquinos de 14 a 17 anos no Centro de Formação de Atletas (CFA) Presidente Laudo Natel, em Cotia. O treinamento dos atletas árabes foi acertado em um convênio firmado pelo clube brasileiro com a empresa OCP S.A, do Marrocos, no início do ano, mas ainda não tem data definida para começar.
A OCP S.A é parte do Grupo OCP, estatal fundada em 1920 e principal exportadora de rocha fosfática e seus derivados no mundo. A empresa também mantém instalações e programas para o fomento de atividades esportivas no Marrocos. “É uma parceria esportiva, na qual vamos apresentar a metodologia e o conceito de trabalho do São Paulo. A OCP tem tradição na área esportiva, o que inclui tênis e atletismo. Eles estão incluindo o futebol agora. Acredito que temos muito a trocar”, explica Marcos Tadeu Novais, diretor de futebol de base do São Paulo.

A duração do convênio será de cinco anos. Neste período, vários grupos de até 20 jovens virão ao Brasil para ficar de oito a dez semanas treinando junto com os atletas são-paulinos. “Eles vão treinar dentro das próprias categorias do São Paulo para que conheçam o trabalho do clube. Não vamos trabalhar com turmas separadas”, detalha Novais.

Além do treinamento dos atletas, o convênio prevê também atividades para os profissionais das áreas técnicas do futebol marroquino. “Para trabalhar o futebol, é preciso ter conhecimento da logística em campo. Vamos apresentar o conceito que o São Paulo usa na base para uma comissão técnica que for escolhida pela OCP”, conta o diretor. O acordo também abre a possibilidade da realização de atividades no país árabe. “É possível que haja workshops do São Paulo no Marrocos”, diz Novais.

Para integrar o treinamento no Brasil, os jovens marroquinos serão pré-selecionados pela OCP. O São Paulo participará na decisão final dos atletas que virão treinar no clube. Além dos treinos, os jogadores árabes também poderão entrar em campo pelo tricolor paulista. “Eles não estarão inscritos nos jogos oficias no Brasil, mas vão participar de amistosos no País, dentro do processo de parceria”, destaca o diretor de base.

Parte da indefinição da data de início do treinamento dos atletas se deve à Copa do Mundo que será realizada no Brasil, em 2014. “Nossos centros (de treinamento) serão ocupados por equipes de outros países”, diz Novais. O calendário escolar dos jovens marroquinos, diferente do existente no Brasil, também é outro fator que está sendo considerado para definir o começo dos treinos. “Estamos discutindo como vamos operacionalizar para a Copa e fazer a adaptação do calendário escolar”, completa o diretor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário