domingo, 27 de outubro de 2013

Confusão e violência em Bcharre - LÍBANO


Foto: Antoine Amrieh

A construção irregular e descabida de um anfiteatro de concreto, para ser usado para o casamento de Walim Tawk, filho do Ex-Deputado, Gebran Tawk, na floresta dos cedros, em Bcharre, causou um violento confronto entre moradores de Bcharre e a unidade de elite da ISF, na notória cidade nas montanhas do norte do Líbano.

Os moradores, que apoiam a construção do anfiteatro, bloquearam a estrada, usando grandes rochas e montes de areia, e confrontaram as Forças de Segurança Interna, com pedras contra a polícia, para impedir que fosse realizada a demolição da construção de concreto, situada ao lado da floresta, numa terra de propriedade da família Tawk, porém, em uma área de preservação, e patrimônio da UNESCO.

Em resposta a agressão a ISF usou gás lacrimogêneo para dispersar os manifestantes, o que agravou ainda mais a situação, e levou os moradores a colocar vários pneus em frente a Igreja Sayydet al Nour e de um restaurante local, para não permitir a passagem da ISF, que portava uma ordem judicial para dar inicio à demolição do anfiteatro, que foi construída no inicio do ano.

A floresta dos Cedros de Bcharre, ou Cedros de Deus, é um dos raros lugares onde os cedros libaneses ainda crescem e são preservados, sendo assim, um dos últimos vestígios das florestas originais de cedros do Líbano, de suma importância e valor inestimável, para a humanidade. Tais árvores, mencionadas mais de 100 vezes na bíblia, localizam-se uma área de reflorestamento, e qualquer construção no seu lado oriental, constitui construção irregular e é proibida, segundo a UNESCO. 

 Marwan Charbel, Ministro do Interior interino, entrou em contato com o Ex-Deputado, e pediu que ele se dirigisse à cena do confronto, para acalmar a situação e convencer a população a reabrir a rodovia e deixar a ISF realizar o seu trabalho de forma pacífica. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, uma comissão foi criada, e liderada pelo prefeito de Bcharre, para avaliar os danos causados à floresta, e ficou determinado que a construção irregular, deveria ser demolida o mais rápido possível.   

 Setrida Geagea, esposa de Samir Geagea e sobrinha de Tawk, afirmou que ela, assim como a maioria dos moradores de Bcharre, apoiava a ação da ISF, porque desejam que a área seja um modelo para as autoridades e para a Lei, e que a preservação do meio ambiente, e seu marcos históricos naturais, devem ser prioritários, acima de qualquer interesse particular.

 Os manifestantes ainda tentaram tumultuar, e se recusaram a reabrir a rodovia e deixar a ISF realizar seu trabalho, mas foram, enfim, convencidos por Tawk a recuarem e deixaram que a situação fosse resolvida de forma pacífica e legal. 

"Estamos todos sob a lei, e destacamos a necessidade de remoção de todas as violações de Bcharre antes de destruir o anfiteatro, que foi construído para uma ocasião social e numa propriedade privada, que não agride o meio ambiente, e que os moradores queriam mantê-lo. A tentativa de sua remoção, é uma visível prática de milícia, não queremos problemas, mas responsabilizo os deputados de Bcharre pelo ocorrido na cidade hoje" disse Tawk.


Claudinha Rahme


Leia Mais: http://www.gazetadebeirute.com/2013/10/confusao-e-violencia-em-bcharre.html#ixzz2iyETxXv5
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial Share Alike

Nenhum comentário:

Postar um comentário