quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Agentes de leitura do semiárido participam de recapacitação em feira da região

30/10/2013 05:21


Agentes de leitura do semiárido participam de recapacitação em feira da região

Foto: Albino Oliveira/MDA

O Programa Arca das Letras, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) faz, nesta quarta-feira (30), uma oficina de recapacitação e interação entre 29 agentes de leitura da região do semiárido de Pernambuco e da Bahia, que já atuam nas bibliotecas rurais do estado. O encontro ocorre durante a feira Semiárido Show, a 40 quilômetros de Petrolina (PE), e é promovido pela coordenação-geral de Ação Cultural da Secretaria de Reordenamento Agrário SRA/MDA em parceria o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA).
As atividades entre os agentes terminam na quinta-feira (31), com a entrega de sete novas bibliotecas para comunidades rurais dos municípios baianos de Juazeiro e Canudos. Ao todo, cerca de 400 famílias serão beneficiadas com a ação. A cerimônia de entrega das novas arcas será na comunidade Cacimba do Silva, em Juazeiro da Bahia, às 9h - horário de Brasília. 
Para o secretário de Reordenamento Agrário, Adhemar Almeida, esses encontros têm sido uma prática importante da coordenação, pois permitem a todos os atores envolvidos no programa discutir, avaliar e aprimorar o uso das bibliotecas. "Essa atividade contribui, significativamente, para que os agentes de leitura e as comunidades estejam cada vez mais apropriados do programa, que é o nosso principal objetivo", comentou.
Na avaliação da coordenadora nacional do programa, Dione Ferreira, a oficina proporciona motivação para que os agentes continuem cuidando das arcas e incentivando a leitura em suas comunidades. “É importante para eles desenvolverem novas técnicas de incentivo a leitura, para trocar experiências. Passamos um vídeo com histórias de agentes de outros estados para motivar a atuação desses agentes”, assinalou.
A pedagoga de 29 anos, Rute Viana, é moradora da comunidade que receberá novas bibliotecas, Cacimba do Silva. Ela participa do encontro para se capacitar e ficar responsável pela arca de lá. “Sempre quis levar para minha comunidade algo que mudasse a realidade deles sem precisar sair de lá. Acredito que o livro possa ajuda-los a se encontrar, valorizar suas riquezas locais e permanecer na comunidade”, afirmou.
Cacimba do Silva fica a 70 quilômetros do centro de Juazeiro e lá vivem cerca de 20 famílias. A nova agente conta que foram os próprios moradores da comunidade que construíram os móveis-arca. “Isso nos deu esperança de uma vida melhor no meio rural. Enquanto muitos estão saindo do campo em busca de outras coisas nós levamos o que a população tem direito e não tinha acesso”, destacou.
Rute classifica a oficina como um momento importante para mostrar a relevância do papel do agente de leitura. “Eu achava que não tinha tanto valor, mas a partir de hoje comecei a ver com outros olhos e estou cheia de ideias para levar para minha comunidade”, disse.
Arca das Letras PE e BA
Em Pernambuco foram implantadas 444 bibliotecas, em 82 municípios, beneficiando  42 mil famílias, com 91 mil livros distribuídos e 829 Agentes de Leitura capacitados. Já na Bahia, são 317 bibliotecas rurais, implantadas em 124 municípios. São 583 Agentes de Leitura que atuam no empréstimo de 66 mil livros, beneficiando 45 mil famílias. 

Serviço
Solenidade de entrega de bibliotecas do Programa Arca das Letras 
Data: 31 de outubro (quinta-feira) 
Horário: 9h (horário de Brasília/ 8h horário local) 
Local: Comunidade Cacimba do Silva – Juazeiro (BA).
Tássia Navarro 
(61) 2020-0227 / (61) 2020-0262 
imprensa@mda.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário