sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Meninas árabes dão aula sobre o Brasil


Sila e Bija são personagens de um livro infantil sobre a Copa das Confederações, realizada no País em junho. Elas são criação do libanês Hisham Abushakra, gerente de marketing da Univesidade Sabis, em Erbil, Iraque.


Reprodução
Capa do livro com a viagem das garotas ao Rio
Erbil, Iraque – As meninas Sila e Bija viajam ao Brasil, conhecem o Rio de Janeiro e ficam sabendo tudo sobre a Copa das Confederações e as seleções participantes. Esta é a história do livro infantil Sila & Bija in Rio, idealizado pelo gerente de marketing da Universidade Sabis, em Erbil, no Iraque, Hisham Abushakra. A publicação é um guia do torneio ocorrido em junho no País e foi distribuída este ano em escolas do Iraque, Líbano e Síria.

“Este é um período em que o Brasil é a grande atração, com a Copa das Confederações, a Copa do Mundo [em 2014] e as Olimpíadas [2016]”, disse Abushakra à ANBA ao explicar o porquê da ideia. Para tanto, ele utilizou as mesmas personagens de seu primeiro livro infantil, lançado em 2012.

Escrita em inglês e árabe, a publicação fala do Rio, dá detalhes sobre as outras cidades-sede do campeonato, das equipes participantes e de seus países de origens. Tudo acompanhado de desenhos da ilustradora Noura Abou Chacra. No final, o leitor pode pintar a roupa de uma das personagens com as cores do time vencedor, que agora, todo mundo sabe, foi a Seleção Brasileira. O livro é um projeto pessoal do autor de origem libanesa que ele indica para crianças de oito a 11 anos.
Reprodução
Meninas dão de cara com um tigre faminto no primeiro número
Abushakra pretende lançar outro trabalho semelhante para a Copa do Mundo. “Se tiver apoio, pretendo fazer para os Jogos Olímpicos também”, afirmou. Ele bancou seus dois primeiros livros infantis com dinheiro do próprio bolso e agora busca suporte financeiro de terceiros.

O primeiro número, que narra o encontro das garotas com um tigre enquanto estão colhendo uvas, com texto só em árabe, vendeu quase 1,5 mil exemplares, segundo ele. O segundo foi distribuído apenas em escolas para dar às crianças um gostinho da Copa das Confederações. O futebol é uma grande paixão no Oriente Médio e esse é um dos fatores que faz com que o Brasil seja um país bastante popular na região.

A reportagem conheceu Abushakra na Feira Internacional de Erbil, que terminou nesta quinta-feira (26). A universidade em que ele trabalha tinha um estande na mostra. Trata-se de uma instituição privada fundada em 1886, no Líbano. Hoje, de acordo com o autor, a organização administra escolas e universidades em 15 países de diferentes regiões do mundo. Só no Curdistão, no norte do Iraque, são dez escolas, além da universidade em Erbil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário