terça-feira, 27 de agosto de 2013

Bióloga estuda populações de jubartes da América do Sul e avalia impacto da caça comercial



Adital
Foto:Divulgação/DivulgaciónA tese intitulada "Estrutura populacional e história demográfica das populações de baleias jubarte (Megaptera novaeangliae) da América do Sul”, da pesquisadora associada ao IBJ e Doutoranda da Pós-graduação em Zoologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Ana Lúcia Cypriano de Souza, tem como principal propósito gerar informações científicas importantes sobre essas populações, para, consequentemente, proporcionar subsídios técnico-científicos ao esforço contínuo de avaliação do impacto da caça comercial e da recuperação das populações da espécie. Vale dizer que esse é o primeiro estudo a utilizar a tecnologia de sequenciamento em larga escala para gerar múltiplos locos nucleares para investigar a história demográfica das baleias jubarte.
"Embora recentes estudos tenham fornecido importantes informações sobre ambas as populações de jubartes sul-americanas, o grau de conectividade e de diferenciação genética entre elas ainda permanece desconhecido. Também não existem estimativas genéticas de tamanho atual e histórico dessas populações, dados que ajudam na compreensão do provável impacto da caça comercial baleeira”, afirma Ana.
A tese aborda a diferenciação genética e o nível de fluxo gênico (migração com transferência de genes) entre as populações de jubartes sul-americanas, e principalmente a história demográfica das jubartes brasileiras. Com os recentes avanços nas técnicas moleculares e a redução dos custos do sequenciamento em larga escala, que geram uma grande quantidade de dados de sequências, os estudos de genética de populações e demográficos têm sido aprimorados. Para a realização deste estudo, o DNA extraído de amostras de tecido das baleias jubarte do Brasil, da Colômbia e da Península Antártica foi analisado utilizando diferentes marcadores moleculares e diferentes métodos.
O estudo foi realizado graças à colaboração da diretora do Instituto Baleia Jubarte, Márcia Engel, do Dr. Sandro L. Bonatto da PUCRS, Dr. Charles Scott Baker da Oregon State University e dos seguintes pesquisadores (coautores): Carlos Olavarría da University of Auckland, Nova Zelândia; Susana Caballero da Universidad de Los Andes, Colômbia; Lilian Flórez-González e Juan Capella da Fundación Yubarta, Colômbia. Outros coautores foram: Debbie Steel, Angie Sremba e Beth Slikas da Oregon State University, e Tiago F. da Silva da PUCRS.
Os resultados obtidos nesta tese serviram de base para artigos científicos que serão publicados em revistas científicas internacionais.
Fonte: Instituto Baleia Jubarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário