quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Arquivo Nacional expõe documentos omanitas

Cinquenta itens históricos de Omã estão em exibição no Rio de Janeiro. São cartas, discursos, mapas e acordos comerciais que retratam as relações exteriores do país desde o século 16.



Rio de Janeiro – Em 27 de fevereiro de 1532, o xeque Mohammad, de Omã, escreveu uma carta a Dom João III, rei de Portugal, para lhe agradecer a hospitalidade com seu súdito Abu Hasson. O documento é um dos que compõem uma mostra de arquivos históricos sobre as relações internacionais de Omã desde o século 16, que começou nesta terça-feira (27) no Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro.
Aurea Santos/ANBA
Jaime Antunes da Silva, diretor do Arquivo Nacional do Brasil
Além da carta de agradecimento ao rei português, a exposição traz ainda uma mensagem de reclamação ao monarca contra seus soldados e mapas feitos por exploradores portugueses das cidades de Mascate e Moutrah, na época em que Portugal manteve presença em Omã, período que foi de 1507 a 1650.

Os documentos foram trazidos por representantes da Autoridade de Arquivos e Registros Nacionais de Omã, que estão no Brasil esta semana para pesquisar documentos que mostrem pontos em comum da história dos dois países. A delegação foi recebida nesta terça-feira por Jaime Antunes da Silva, diretor-geral do Arquivo Nacional do Brasil.

As cópias de 50 documentos trazidas pelos omanitas mostram ainda registros como uma carta do político francês Felix Faure ao sultão de Omã, Faysal Bin Turki, de 28 de janeiro de 1895, na qual ele conta ter se tornado presidente da França e destaca a continuidade das relações amigáveis entre os dois países. Um acordo comercial assinado em 10 de outubro de 1885 entre Omã e Itália também pode ser visto pelos visitantes da mostra.

Quem quiser conhecer os registros raros das relações internacionais de Omã deve ser rápido. A exposição fica na capital fluminense somente até a próxima terça-feira (03/09), depois vai para o Arquivo Público do Estado da Bahia, em Salvador, onde ficará aberta também por uma semana. Na mostra, há registros ainda das relações omanitas com os Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Índia, Irã e Japão.

Criada em 2007, a Autoridade de Arquivos e Registros Nacionais de Omã conta com mais de cem mil documentos. Com 200 funcionários, o órgão realiza serviços como microfilmagem e digitalização dos arquivos históricos, restauração e tradução de documentos do árabe para as línguas inglesa e francesa.

Serviço

Exposição de documentos históricos de Omã
Arquivo Nacional do Rio de Janeiro
Até 03 de setembro
Endereço: Praça da República, 173
Prédio P – Hall de entrada
Horário: das 08 às 18 horas, de segunda a sexta-feira
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário