terça-feira, 27 de agosto de 2013

A Rota do Café do Cerrado Mineiro: da lavoura ao porto





Twitter


Surgiu 

No mês que o Brasil sedia o maior evento mundial da cafeicultura “A Semana Internacional do Café”, que acontecerá em Belo Horizonte, de 9 a 13 de Setembro, idealizado pela Organização Internacional do Café (OIC), que também completa a sua 50ª edição, a Exposição Agropecuária de Uberlândia – Camaru 2013 antecipa-se incluindo em sua programação de 50 anos a Rota do Café do Cerrado Mineiro: da lavoura ao Porto. A iniciativa é uma parceria firmada entre o Sindicato Rural de Uberlândia, a Emater e a Flanar Turismo Técnico e Cultural.
Serão várias atividades que tem por objetivo apresentar a estudantes, profissionais que atuam em cafeterias e em ramos afins ou simplesmente aos apreciadores, a cadeia produtiva do café cultivado nas regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas. Além disso, será demonstrado um o conjunto de elementos históricos, econômicos, culturais e técnicos inerentes, utilizando como principal recurso o turismo técnico e cultural.
Mais do que uma atividade contemplativa, o turismo tem ampliado seu conceito e aplicação tornando o conjunto de informações acerca do café pertinentes, contextualizados e reais. Faz da “viagem” um elemento motivador para dar encanto ao conhecimento, na medida em que articula os diversos saberes e realidades num ambiente divertido e curioso, interagindo os participantes por meio de observações, informações e experiências sensoriais.
     As atividades optam por focar o roteiro nas cidades de Patrocínio, Araguari e Monte Carmelo, em razão de sua relevância no cenário da produção cafeeira, sobretudo no estado de Minas Gerais, evidenciado como o maior produtor de café do país e pelo fato de ser a primeira região do Brasil a obter a certificação de indicação geográfica.
De acordo com a Secretaria de Estado de Agricultura Pecuária e Abastecimento (SEAPA/MG), Minas Gerais é o maior produtor nacional de café, com mais de um milhão de hectares plantados. O Estado é responsável por aproximadamente 50% da safra brasileira. O café é o principal produto de exportação do agronegócio mineiro e é vendido para mais de 60 países do mundo. O Café do Cerrado supera os indices de produtividade nacional chegando à média de 24 sacas por hectare.
Quanto à cafeicultura no Cerrado Mineiro, até a década de 1970, a região era considerada como área de reduzido potencial agrícola. Coube a um grupo de agricultores amparados por ações governamentais superar obstáculos impostos naturalmente à produção agrícola (chuvas irregulares, baixa fertilidade dos solos, sistemas de produção insuficientes, distância dos grandes centros) e marcar o início da revolução no cerrado mineiro. Graças às pesquisas agronômicas, à tecnologia, à mecanização e à topografia plana, as lavouras de café nos municípios do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste tornaram-se referência nacional quando o assunto é pesquisa em técnicas e processos, produtividade e qualidade dos grãos.
     Quando me é servida uma xícara de café, tipicamente mineiro, acompanhado de pão de queijo ou do bolo de fubá, me remete a várias perguntas. Quem será que teve a ideia de colher os grãos, torrá-los, moê-los, misturá-los em água quente para, só depois, tomar uma bebida revigorante? De quem foi a iniciativa de introduzir a cafeicultura para essas bandas de Minas? Quem foram esses desbravadores? O que trouxeram de diferente no plantio?
     A Rota do Café do Cerrado Mineiro propõe-se a responder a essas indagações e recompor de forma inteligente e fascinante essa história. Você está convidado a embarcar nessa viagem.
Programação com embarque na portaria principal do Camaru:
1-      Oficina de Preparo de Produtos Derivados de Café (tortas, bolos, mouses)
Data: 31/08
Horário: 9:00 às 12:00h
Nº de Vagas: 20
Local: Estande da EMATER
2-      Workshop sobre Técnicas de Preparo de Café
Data: 01/09
Horário: 9:00 às 12:00h
Nº de Vagas: 20
Local: Estande da EMATER
3-      Palestra Técnica sobre Certificação de Cafés Especiais de Minas Gerais
Data: 02/09
Horário: 9:00 às 12:00h
Nº de Vagas: 25
Local: Estande da EMATER
4-      Visita Técnica a uma propriedade produtora de café (profissionais de cafeteria)
Data: 03/09
Horário: 07:00 às 15:00h
Nº de Vagas: 25
Embarque na portaria principal do Camaru
5-      Visita Técnica a uma propriedade produtora de café (estudantes de Agronomia)
Data: 03/09
Horário: 07:00 às 15:00 h
Nº de Vagas: 25
VIVIANE LEMES – Formada em História e Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), especialização em Historiografia e Movimentos Sociais (Instituto de História da UFU), Guia de Turismo Nacional e América do Sul. Há 20 anos atua como educadora. Proprietária da Agência Flanar Turismo Técnico e Cultural. Elabora e executa projetos de visitas técnicas para cursos de graduação e pós-graduação de instituições de ensino do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba objetivando aproximar conhecimento teórico e prático por meio de atividades turísticas. Foi idealizadora e responsável pela execução de vários projetos dentre eles: “A Rota do Café do Cerrado Mineiro: da lavoura ao porto”, “O Caso Irmãos Naves: a história de um erro” e “Circuito Niemeyer: a arquitetura da invenção”, “Brasília e Tribunais Superiores: capital de sonho, poder e arte”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário