terça-feira, 30 de julho de 2013

Biblos - LÍBANO




                                                                  raidho.com.br

Biblos é o nome grego da Cidade fenícia Gebal, era conhecida por Antigos Egípcios de Keben e Kepen.
A cidade é agora conhecida Como (Jbeil) em árabe. Foi fundada há 5 mil anos e é considerada entre as  cidades mais antigas do mundo. 
Biblos está localizada no litoral do Mediterrâneo, há 42 kms da capital Libanesa e é famosa por ser o berço da civilização fenícia, o povo que  deixou o alfabeto como legado para o mundo moderno.
É uma das cidades fenícias que mais se desenvolveram na antiguidade , a cidade é muito procurada por arqueólogos devido às camadas sucessivas por destroços de séculos passados.
A cidade começou a  ser povoada durante o período Neolítico  há  5000a.c. As características da cidade datam do terceiro milénio antes de Cristo.

Biblos além de ter sido mencionada na Bíblia, foi mencionada por um grande historiador da antiguidade Plínio Caio Segundo, como “ berço do vidro”. Ele contou que os navegadores fenícios, ao deixarem acesas fogueiras construídas em pedras de carbonato de cálcio na areia da praia, observaram que, depois de sofrer a ação do calor, durante toda a noite, se formava no local um líquido transparente: o vidro.
Na Cidadede Biblos  também  existe um templo conhecido como ( Resheph ) e também tem o lindo castelo do Cruzado  que está entre uma das mais belas estruturas do Líbano. No interior do castelo existe um museu que explica um pouco sobre a historia maravilhosa da antiga cidade. 
Biblos é com certeza um dos lugares mais belos do Líbano, venha conhecer!

Hassan Hammoud
Gazeta de Beirute


Leia Mais: http://www.gazetadebeirute.com/2012/11/biblos.html#ixzz2aaGz6Rsa
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial Share Alike

Nenhum comentário:

Postar um comentário