domingo, 28 de julho de 2013

A Gruta de Jeita - LÍBANO




A Gruta de Jeita 
Na região de Kesrwan no norte de Beirute, na vila de Jeita, se localiza o rio mais importante do Líbano o “Nahr-Kalb” e sobre ele, a água e o tempo, fizeram um espetáculo natural, a Gruta de Jeita, uma obra de arte abstrata, o mais famoso cartão postal do Líbano. 
Jeita, a maior caverna “estruturada” do Oriente Médio, foi descoberta em 1836, e no ano de 1958, descobriram partes superiores da caverna. Porém em 1975 o Líbano passou por uma guerra civil, a caverna ficou fechada. 
Vinte anos depois a Gruta de Jeita voltou a ser reaberta ao público, e se tornou o maior símbolo de turismo no Líbano, hoje estáticas governamentais apontam: aproximadamente 280.000 pessoas visitam a caverna anualmente. 
São luzes fabricadas na Alemanha, que ascendem a bela caverna, o lugar está bem preservado e estruturado com teleférico, trem em miniatura, zoológico, jardins, esculturas e restaurantes, mas a grande atração é que uma parte do passeio você atravessa a caverna de barco, numa temperatura de 16 graus, sobre um lago de 500 metros(dos 6.200 explorados).  
Possuindo a mais longa estalactite do mundo, a Gruta de Jeita foi um dos concorrentes desse ano das sete maravilhas do mundo. A votação tomou conta do Líbano, e foram adultos, idosos, jovens e crianças, que participavam e perguntavam-se uns aos outros: 
“Você já votou para Jeita”? 
Graças à propaganda que fez o Ministro de Turismo Fady Abboud, no entanto as ligações para votar ou mensagens não eram de graça, e sim pagas pelo cidadão libanês que não economizou. Mesmo assim, a Gruta de Jeita não ganhou, mas com certeza sua fama nacional e internacional aumentou. 
“As novas descobertas em 2004 de uma nova abertura na caverna, fazem dela um mistério e uma esperança ainda maior para o Líbano”. Diz o responsável geral da gruta, Dr. Nabil Haddad. 
Para você visitante, a entrada e de 6.80$(crianças de 4 a 12 anos), e 12,06$( maiores de 12 anos), para mais informações, visite o site oficial http://www.jeitagrotto.com/


Leia Mais: http://www.gazetadebeirute.com/2012/09/a-gruta-de-jeita.html#ixzz2aOih9MBh
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial Share Alike

Nenhum comentário:

Postar um comentário