sábado, 29 de junho de 2013

ONU reafirma direito de Porto Rico à autodeterminação

Adital
As Nações Unidas reafirmaram o direito inalienável do povo de Porto Rico à livre autodeterminação e independência e ratificou a esse país como uma nação latino-americana e caribenha com identidade nacional e inconfundível.
Também chamou ao Governo dos Estados Unidos a assumir sua responsabilidade de propiciar um processo que permita aos porto-riquenhos exercerem plenamente essas prerrogativas.
A reiteração dessas demandas aparece em uma resolução aprovada nesta segunda-feira pelo comitê de descolonização da ONU a proposta de Cuba, Bolívia, Equador, Nicarágua e Venezuela, informou a PL.
O texto também denunciou as ações realizadas contra os lutadores da independência de Porto Rico e reclamou às autoridades norte-americanas a devolução de todos os territórios ocupados em Porto Rico e as instalações de Vieques e Ceiba
Em respeito, solicitou ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a libertação dos presos porto-riquenhos Oscar López Rivera e Norberto González Claudio.
Também pediu à Assembleia Geral da ONU que examine de maneira ampla e em todos seus aspectos a questão de Porto Rico e lembrou que no próximo dia 25 de julho completam-se 115 anos de intervenção norte-americana na ilha caribenha.
O comitê de descolonização tem acordado já 32 resoluções e decisões sobre a questão boricua. O texto adotado agora destacou o pronunciamento majoritário feito em 6 de novembro pela população desse país em recusa a atual condição de subordinação política existente.
Também, ressaltou a declaração da I Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac), celebrada em Santiago do Chile, que reconhece o tema de Porto Rico como um assunto de interesse dessa agrupação regional.
A notícia é da Juventud Rebelde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário