quinta-feira, 30 de maio de 2013

Oficina de Comunicação estimula juventude rural a produzir gibi com experiências exitosas no semiárido


 

Adital
Jovens entre 15 a 29 anos do município de Caruaru, Pernambuco, situado no nordeste do Brasil, participaram até esta terça-feira (28) da Oficina de Comunicação com Juventude Rural, atividade promovida pelo Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá em parceria com a Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA). A atividade teve como objetivo estimular a juventude rural pernambucana na construção de um pensamento consciente, autônomo e participativo em um modelo de desenvolvimento rural eficiente.
A Oficina proporcionou momentos de conversa e dinâmicas que incentivaram os jovens participantes a trocar experiências sobre a vivência no semiárido e a identificar fatores positivos na convivência com essa realidade. Também houve um momento de formação política, a fim de possibilitar na vida futura desses jovens a cidadania e a interação com setores da sociedade civil, para promover o desenvolvimento uma agricultura ecológica e sustentável.
Janaína Ferraz, assessora de juventude do Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá contou um pouco sobre as atividades da Oficina: "A nossa proposta com a oficina é mostrar o cotidiano dos jovens no semiárido que não é mostrado na mídia, pois, sempre quando vemos alguma notícia sobre o assunto sempre são mostradas imagens do gado morto, da terra seca, da migração, somente o lado ruim. Queremos mostrar que existem as experiências que deram certo na região, facilitar a troca de ideias sobre experiências agroecológicas, cisternas para o acúmulo de água, dentre outras”.
Para tornar os jovens multiplicadores da agroecologia e conscientizá-los de que é possível sim, viver no campo, após as atividades os participantes irão produzir um gibi, que irá divulgar melhor a vivência no semiárido. A ideia é que depois a publicação seja distribuída às famílias da localidade. Tudo com a linguagem própria do gibi, tendo uma história de ficção como pano de fundo em que será colocada a temática do campo, que servirá até mesmo para os jovens serem incentivados a produzir conteúdo sobre o campo, agroecologia e outros temas.
Acerca das demandas da juventude rural pernambucana, Janaína fez referência a um momento da oficina em que foi conversado sobre sonhos, em que muitos dos jovens desejavam permanecer no campo, mas de uma forma diferente. "Eles querem trabalhar com a terra, mas com acesso a uma educação de qualidade, uma formação adequada, pois, muitos deles querem ser biólogos, agrônomos ou zootecnistas; [quere] maior acesso a tecnologias como computador, mais segurança. Enfim, o que eles precisam é de boas condições de educação, segurança e saúde para o campo, para poderem continuar vivendo dignamente”, afirmou.
O Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá, organizador da oficina é uma organização não governamental com sede no Recife, Pernambuco, fundada em 1993, que trabalha para promoção da agricultura familiar dentro dos princípios da agroecologia.
Para mais informações: http://www.centrosabia.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário