quarta-feira, 29 de maio de 2013

Governo deve aprovar semana que vem R$ 3,18 bi para financiar safra de café


As medidas de apoio à cafeicultura, ainda a serem analisadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), serão divulgadas junto com o Plano Safra 2013/14, no dia em 4 de junho. No entanto o diretor do Departamento do Café do Ministério da Agricultura, Edilson de Alcântara, adiantou nesta terça-feira (28/05) que o governo brasileiro deverá aprovar recursos de 3,18 bilhões de reais para financiar a safra 2013/14 de café.

Alcântara reforçou que o governo não definiu até o momento prazos e mecanismos para aplicar o novo preço mínimo do café, com o objetivo de sustentar as cotações."O preço está caindo e não existe receita de bolo, e precisamos ver a disponibilidade de recursos... é prematuro falar qualquer coisa, qual o tipo de ação a ser feita para ajudar o produtor", disse ele a jornalistas.

Ele acrescentou que a reunião com representantes do setor produtivo para definir os mecanismos de compra de café pelo governo ainda não tem data.

No encontro, deverão ser definidos instrumentos que utilizarão como base o novo preço mínimo, aprovado há algumas semanas.

O governo anunciou no início de maio aumento de 17,3 por cento o preço mínimo de referência do café arábica, para 307 reais por saca.

As informações são da Exame e da Agência Estado, adaptadas pelo CaféPoint.

Nenhum comentário:

Postar um comentário