terça-feira, 30 de abril de 2013

Libaneses Punidos pela FIFA





FIFA impõe uma proibição a nível mundial, em 23 jogadores libaneses e 1 árbitro, nesta última quarta-feira (24), após uma série de investigações oficiais, terem sido realizadas pela Associação de Futebol do Líbano (AFL), desde o início do ano.

Após a descoberta de corrupção, ações de apostas e violações de resultados (regionais e até internacionais), envolvendo jogadores e autoridades políticas, a AFL suspendeu os jogadores, com uma variação de pena de um, dois ou três anos. Entre eles dois foram banidos por toda vida, é o caso de Mahmoud El-Ali, de 29 anos, que jogava no Persiba Balikpapan(na Liga da Indonésia), e o Ramze Dayoub, de 28 anos, que jogava em um time da Malásia. A punição dos dois, foi maior, por representarem o Líbano em nível internacional.

O Presidente da Comissão Disciplinar da FIFA, aprovou as sanções que a AFL havia aplicado, que se tornaram então proibições a nível mundial. O que significa que esses jogadores, estarão fora dos campeonatos não apenas nacionais, mas internacionais também.

A AFL realizou uma investigação de dois meses, envolvendo mais de 60 testemunhas, que foi liderada pelo secretário-geral da Federação de Futebol da Ásia Ocidental, Fadi Zreiqat, que suspeitou que houve corrupção nas partidas.

No entanto, a Confederação Asiática de Futebol, relatou em Fevereiro, que não tinha qualquer suspeita, mas solicitou um relatório completo.

O escândalo reascendeu diversas especulações, sobre várias partidas em que o Líbano participou, especialmente sobre o passe errado de Dayoub que resultou em um gol do Catar, que venceu a partida por 1 a 0, em Beirute, em um importante jogo de classificação para a Copa do Mundo.

Em uma entrevista para o Fox Sport, Dayoub afirmou que não é culpado, e que ele foi acusado sem provas.

Diversas autoridades que também estiveram envolvidas no escândalo, e que não estão diretamente conectadas  ao mundo do futebol, em nada foram punidas, e nomes não foram revelados. 

O Futebol tem enfrentado diversos incidentes como esse, em vários países, envolvendo atletas e autoridades, porém a FIFA tem a colaboração da INTERPOL, para tentar proteger a integridade das partidas e do esporte.


Chadia Kobeissi
Gazeta de Beirute 
28-04-2013


Leia Mais: http://www.gazetadebeirute.com/2013/04/libaneses-punidos-pela-fifa.html#ixzz2Rzd9nZR3
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial Share Alike

Nenhum comentário:

Postar um comentário