domingo, 28 de abril de 2013

Ler Primeiro: Dauphine



Três poemas escritos depois de ler “La Autopista del Sur”, de Júlio Cortázar
Por Juliana Amato | Imagem Pieter BruegelPaisagem com queda de Ícaro
I
eu vou encontrar você
dia a dia
parada na mesma ponte
no mesmo quarto
na mesma casa
na mesma estrada
(vento nos cabelos)
segurando uma carcaça
II
entre meus dedos
você, a estrada
e o vento
a sua mão
(toca a minha, rapidamente
e se afasta)
a sua mão
um mapa ao contrário
uma história ao contrário
uma perda, uma pedra
III
o perfil cansado a curva
dos seus lábios:
não ao movimento
ou uma borboleta
muito branca
muito breve
eu vou procurar você
todas as horas
mesmo que o veneno
mesmo que linhas a lápis
num caderno

fotodivulga
Muitos escrevem prosa poética; poucos, no entanto como Juliana Amato (na foto), se destacam como poetas capazes de contar uma história. Às vezes, histórias internas, sentimentais, com um humor sutil e um misticismo apenas induzido.
Ela nos lembra Crítica e Clínica, de Gilles Deleuze. “A escrita é inseparável do devir: ao escrever, estamos num devir-mulher, num devir-animal ou vegetal, num devir-molécula, até num devir-imperceptível”.
Dauphine, texto desta edição do Ler Primeiro é inspirado em La Autopista del Sur, de Julio Cortázar.
Juliana Amato, SP, 1987. Escreve. Em 2011, lançou Brevida, na Balada Literária, pela EDITH. Tem textos publicados em diversas coletâneas, como a Ávida Espingarda (2010), Modo de Usar (SP/RJ), Almanaque Lobisomem (SP), Minotauro (RJ), É Assim que o mundo acaba (RJ) e Granja (SP). Mantém um Microclima há alguns anos e se juntou com um lindo povo da imagem no coletivo cuco, que produziu o Diário Aleatório, com Thany Sanches, e o Jo quem pô para adultos, com Nelson Provazi. 

Vale a pena ler primeiro é seção de Outras Palavras dedicada à literatura. Foi criada e é editada por Fabiano Alcântara. Jornalista especializado em cultura, repórter de Música do portal Virgula, e colaborador de diversas publicações – como Valor Econômico e os sites das revistas TRIP e TPM –, Fabiano é também músico, baixista das bandas Mercado de Peixe e Lavoura e curador de festivais.Para ler edições anteriores da coluna, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário