domingo, 28 de abril de 2013

Integrante de “La Otra Campaña” em Bachajón, Chiapas, é assassinado


 
Adital
El Centro de Direitos Humanos Bartolomeu de las Casas condena o assassinato de Juan Vázquez Guzmán, ex- Secretário Geral dos aderentes à "La Otra Campanã (La Sexta) na comunidade de San Sebastián Bachajón, que se destacou por sua participação ativa na defesa da Terra e o Território diante da desapropriação governamental de Las Cascadas De Agua Azul e à imposição da Caseta de Cobro nos acessos.
Segundo informação proporcionada a este centro, na quarta-feira passada (24 de abril) às 23H pessoas desconhecidas acertaram 5 disparos de bala em Juan Vázquez que de maneira imediata perdeu a vida.
Moradores da região afirmam que Juan foi atacado justamente quando estava chegando em sua casa. De imediato os agressores escaparam a bordo de uma caminhonete vermelha, cabine dupla, a mesma que tomou a estrada que conduz à cabeceira municipal de Sitalá, mesma que possui acessos de saída aos municípios de Ocosingo, Cancúnc e Chilón.
Desde 2007 Juan Vázquez participava ativamente na defesa da Terra e o Território de San Sebastian Bachajón, situação pela qual mantinha um amparo que atualmente está em revisão no Terceiro Tribunal Colegiado, com sede em Tuxtla Gutiérrez, sob o número de expediente 118/2013.
Em 17 de abril os membros da coumunidade de San Sebastián Bachajón aderentes à La Otra Campanã da Sexta Declaração da Selva Lacandona, denunciaram publicamente que seu território é ameaçado pela política oficial de desapropriação territorial assinalando continuidade sob o atual governo do estado.
1 Vídeo sobre a luta pela defesa do Território, disponível em: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=dcTspD7NKmY#!

Nenhum comentário:

Postar um comentário