terça-feira, 30 de abril de 2013

Apenas 4% da população brasileira tem empregada doméstica mensalista



26/04/2013
Entre a classe A esse percentual vai a 58%
ANTONIO CRUZ/ABR
No Nordeste, 67% da classe A conta com domésticas mensalistas.
​Ter alguém responsável por todas as obrigações da casa demonstra ser um privilégio para uma pequena parcela da população. Segundo dados das últimas pesquisas do IBOPE Inteligência, apenas 4% dos lares brasileiros contam com empregadas domésticas mensalistas.

De acordo com o Critério de Classificação Econômica Brasil (CCEB), considera-se mensalista a empregada doméstica que trabalha numa casa ao menos cinco dias da semana. A presença ou não dessa profissional é, inclusive, um dos critérios do CCEB para o cálculo das classes econômicas dos domicílios brasileiros.

No geral do país, 58% da classe A emprega trabalhadores domésticos, mas no Norte/Centro-Oeste, Nordeste e no próprio município de São Paulo, esses percentuais sobem para 65%, 67% e 64%, respectivamente. Estes índices, na região Sudeste é similar a média total (57%) e na região Sul é bem menor (48%).
O mesmo acontece com a classe B do Norte/Centro-Oeste e do Nordeste.

Enquanto na média nacional, 8% do grupo têm domésticas mensalistas em casa, na primeira região, 15% da classe conta com empregadas e na última, 19%.

Sobre a pesquisa:
Os dados são referentes às últimas nove pesquisas nacionais realizadas pelo Bus, que representa a população brasileira com 16 anos ou mais. Em cada foram realizadas 2.002 entrevistas entre maio de 2012 e fevereiro de 2013, totalizando 18.018 entrevistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário