quinta-feira, 28 de março de 2013

FSM 2013 chega à Tunísia dois anos depois da Primavera Árabe



 
Adital
A cidade de Túnis, capital da Tunísia, recebe a partir desta terça-feira (26 de março), o Fórum Social Mundial 2013. O evento, na sua 12ª edição, decorre até o próximo sábado (30 de março), e, de acordo com os organizadores, deve contar com a participação de cerca de 50 mil pessoas, principalmente de países vizinhos, da região do Magreb, e ativistas que participaram da Primavera Árabe.
Nas ruas de Túnis, cartazes do FSM divulgam o evento, que acontece no campus da Universidade de El Manar. O tema escolhido para este ano é "dignidade”.
Assim como nos outros Fóruns Sociais Mundiais (FSM) serão cinco dias de diversas atividades propostas por entidades da sociedade civil e movimentos sociais de todas as partes do mundo. Em árabe, francês, inglês e espanhol, os debates previstos variam entre causas feministas, ambientais, anti-capitalistas, sindicais, pró-Palestina, democráticas, entre outras. Segundo Chico Whitaker, são 2700 organizações e 1500 atividades auto-gestionadas no evento de Tunis.
"Este Fórum constitui uma verdadeira consagração das lutas dos movimentos sociais e da sociedade civil tunisina, que são os verdadeiros atores da Revolução de 17 de dezembro a 14 de janeiro [de 2011]”, diz o Comitê de Organização do Fórum Social Mundial da Tunísia.
A credenciação dos participantes ocorre na Avenida Bourguiba, uma das principais de Túnis, que termina justamente na praça 14 de janeiro de 2011, data em que o ex-presidente Ben Ali teve que deixar o país após os protestos que tomaram as ruas. Ben Ali estava à frente do governo há 23 anos. A revolução tunisina contagiou outros países árabes que também viviam sob regimes ditatoriais.
Hoje, a Tunísia é presidida por Moncef Ben Mohamed Bedoui-Marzouki. E a população procura consolidar a recém-conquistada democracia, ao mesmo tempo em que enfrenta dificuldades econômicas. A taxa de desemprego no país é de 17%, sendo que entre os jovens passa de 30%, segundo a revista The Economist.
Em entrevista à Fórum de março, a diretora do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e membro do Conselho Internacional do FSM, Moema Miranda, afirma que o evento "está ganhando, dia a dia, mais sentido político na Tunísia e em toda a região”. "Há uma rede de organizações da sociedade civil que está participando ativamente da construção do FSM. E, na própria Tunísia, mesmo sendo um país com uma democracia recente, tem uma participação ativa da juventude, de organização de mulheres, de direitos humanos, uma fortíssima participação de sindicatos”, disse.
Nas ruas de Túnis, cartazes do FSM divulgam o evento, que acontece no campus da Universidade de El Manar. O tema escolhido para este ano é "dignidade”.
PROGRAMA DO FSM2013 em Túnis/Tunísia
26/03/2013 – Dia da Abertura
Assembleia de mulheres
Marcha de abertura
Sessão de abertura
27/03/2013 – Dia da "Primavera Árabe”
Atividades sobre as mobilizações na região
28 e 29/03/2013 (Manhã) – Dias de Atividades Autogestionadas
29(tarde) e 30/03/2013 – Plenárias de Convergências
30/03/2013 – Atividade de Encerramento
Assembleia final
Marcha de encerramento
Sessão de encerramento
A notícia é da Opera Mundi

Nenhum comentário:

Postar um comentário