quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Segue até amanhã (1º) o V Fórum Internacional RedEAmérica



Tatiana Félix
Jornalista da Adital
Adital
Termina amanhã (1º) a quinta edição do Fórum Internacional RedEAmérica Jovens que transformam comunidades na América Latina, que está sendo realizado desde o último dia 26 em Antigua Guatemala, na Guatemala. O evento reúne diversos especialistas de países da região para promover o diálogo e a troca de experiências sobre os desafios do investimento social privado e das políticas públicas em desenvolvimento de base, como forma de incentivar e fortalecer a participação dos jovens como atores de transformação social e comunitária.Nesta quinta-feira (28) a programação do fórum incluiu a conferência sobre "A situação da juventude na América Latina", momento que analisou a situação, os desafios e oportunidades para jovens na região, e como o trabalho nas comunidades com foco em desenvolvimento de base pode gerar um ambiente mais seguro e de mais possibilidades para a juventude.
As mesas "Setor privado e oportunidades laborais para os jovens", que analisou as questões relativas à inserção laboral de jovens como efeito para a superação da pobreza; "Jovens que participam, incidem e constroem o futuro em suas comunidades", que abordou sobre as formas de participação e o papel dos/as jovens na transformação das sociedades; "Migração, alternativa de futuro?" que analisou o contexto de exclusão e a falta de oportunidades que impulsionam a migração juvenil, e significa em perda para a comunidade; e "Entornos protetores para prevenir a violência", que refletiu as formas de gerar um entorno inclusivo e estimulantes para o desenvolvimento de jovens, também fizeram parte da programação desta quinta-feira.
As atividades do dia foram encerradas com a conferência "Como ganhar escala e impacto nas iniciativas" e considerações finais sobre os temas abordados.
Juventude na América Latina
Com uma população estimada em 148 milhões de jovens com idade entre 15 e 29 anos, a América Latina é a região mais desigual do planeta, de acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU). A pobreza afeta quase um terço dessa população, que também vive em situações de vulnerabilidade social, condições que demandam a urgência de se investir no desenvolvimento e inclusão segura da juventude.
RedEAmérica
A RedEAmérica é uma rede temática surgida em 2002 para promover um desenvolvimento de base, considerado como elemento chave na redução da pobreza e na inclusão social. A Rede busca articular esforços de organizações empresariais que estejam interessadas em encontrar novas formas de investir seus recursos para o desenvolvimento de comunidades. Atualmente a Rede conta com o apoio de 70 organizações que realizam investimento social privado em 12 países da América Latina.
Para mais informações, acesse: http://fororedeamerica2013.org/foro/

Nenhum comentário:

Postar um comentário