quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Retroescavadeiras beneficiarão mais de um milhão de pessoas no Ceará


Múltiplos benefícios, como a recuperação de estradas vicinais e o escoamento da produção de 82 mil agricultores familiares cearenses, serão adquiridos com a entrega de novas retroescavadeiras para o estado. A ação faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e vai beneficiar mais de 520 mil pessoas que moram na área rural. A entrega ocorre nesta sexta-feira (01/03), às 11h, em Fortaleza, com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas. 

O investimento do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para a aquisição das máquinas ultrapassa os R$ 10 milhões. No total, somando as duas etapas, serão entregues 110 retroescavadeiras, beneficiando mais de um milhão de moradores do campo. 
Neste primeiro semestre serão duas entregas, uma no dia 1º de março, quando 44 municípios recebem as máquinas, e outra prevista para o dia 6 de março, em Barbalha, com mais dez municípios beneficiados. As demais 35 retroescavadeiras serão entregues no segundo semestre deste ano. Em 2012, foram destinados ao estado 56 equipamentos. Para este ano, ainda está prevista a entrega de 65 motoniveladoras do programa a partir de julho. 
Máquinas que mudam a realidade
Olho D’água é uma das comunidades de Piquet Carneiro, um dos municípios que será beneficiado. Lá, 70 agricultores familiares esperam ansiosos pela chegada da retroescavadeira para ajudar em suas produções de goiaba, manga, arroz e feijão. 
O presidente da Associação dos Produtores Rurais de Olho D’água, Daniel Rodrigues Campos, 22 anos, conta que o açude da comunidade foi construído por volta do século 19 e se encontra em situação precária. “Na época da estiagem ele seca e a comunidade fica sem água para beber e dar para os animais. A máquina vai favorecer a atividade da bovinocultura, além de dar de beber para a comunidade. Sem sombra de dúvida esse maquinário veio na hora certa para ampliação dos pequenos e médios açudes”, ressalta. 
Também moradores da comunidade, a agricultora Lindenilda Alves dos Santos, 27, e seu marido, Osvaldo Alves Rodrigues, 36, estão felizes com a chegada do equipamento. Há três anos, eles fornecem polpa de frutas para os programas de Aquisição Alimentos (PAA) e de Alimentação Escolar (Pnae), abastecendo as 11 escolas do município. “Antigamente, a gente não tinha como vender e muitas frutas eram desperdiçadas. Dava dó de ver. Com os programas a gente vende tudo. E com as máquinas vai melhorar ainda mais. Vamos ter mais água para produzir e aumentar cada vez mais a produção, lucrando mais”, analisa Lindenilda. 
De acordo com o delegado federal do MDA no estado, Francisco Sombra, a frota de automóveis do município também será beneficiada, já que as estradas estarão recuperadas. “Isso vai facilitar o acesso dos alunos às escolas, pois a estrada será de melhor qualidade. Sem contar que o escoamento da produção vai fortalecer a agricultura familiar do estado”, afirma. 
O prefeito de Piquet de Carneiro, Expedito José do Nascimento, diz que a expectativa é grande. “A máquina vai contribuir com o desenvolvimento da agricultura familiar, escavando água no período da estiagem. Vai facilitar a alimentação dos animais, a escavação de poços e até melhorar o meio urbano. É um maquinário de suma importância”, observa. 
Serviço: 
Data: 1º de março
Horário: 11h
Local: Parque de Exposições Governador CézarCals
Endereço: Av. Sargento Hermínio 2677, Álvaro Wayne - Fortaleza (CE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário